25/08/2016 09h32

Fórum de Segurança Pública reúne cerca de 150  pessoas em Linhares

O diálogo e a cooperação entre a sociedade e a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) estiveram garantidos durante o 1º Fórum de Segurança Pública realizado na tarde desta quarta-feira (25) em Linhares. Com um público de aproximadamente 150 pessoas, o evento abriu um espaço para debate e apresentação de dados, permitindo estreitar os laços entre a corporação e a comunidade.

A proposta do encontro foi inserir os cidadãos nos processos de conversa sobre as políticas públicas e fortalecer a interatividade participativa como uma ferramenta estratégica. Com isso, será possível fomentar uma atuação cada vez mais cidadã e conectada aos objetivos sociais almejados pela sociedade.

Promovido pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), o fórum é resultado da parceria entre instituição e a PMES, e marca a celebração do Dia do Soldado, comemorado em 25 de agosto. Para a abertura das atividades, crianças do Centro Linharense de Amigo do Menor (CLAM) encantaram o público com uma performance musical.

Da Esesp, estiveram presentes a diretora presidente, Dangela Bertoldi Volkers, a diretora técnica, Syvana Torres, e gerentes da instituição. O evento contou, ainda, com a participação do comandante do 12° BPM, tenente coronel Alex Voney de Almeida, do major Max Vieira Alvarenga, além de representantes da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Exército e Organizações da Sociedade Civil.

O comandante do Batalhão, Alex de Almeida, falou sobre os resultados conquistados a partir de uma nova postura que a Polícia Militar vem adotando ano após ano. "Ao permitirmos e convidarmos a população para participar desses encontros, podemos colher os anseios com muito mais eficácia e passamos a atuar de acordo com essas informações. Aí está a importância desse momento", disse.

Já a diretora presidente da Esesp, Dangela, falou sobre a capacitação como um dos diferenciais que pode resultar no alcance dos resultados esperados. "A Escola de Governo está aqui porque acredita no trabalho que a Polícia Militar desenvolve, sabe da importância que o esforço de cada membro tem para a nossa sociedade e entende que é necessário trazer a comunidade cada vez mais para dentro desses espaços de discussão".

Doação de alimentos

Além dos ganhos conquistados pelo debate, o 12º Batalhão da Polícia Militar também promove uma ação solidária de arrecadação de alimentos, que serão doados a três instituições filantrópicas: o Centro Linharense de Amigo do Menor (Clam), o Lar dos Idosos e o orfanato Lar Batista. Com a participação de moradores e comerciantes, a corporação recebeu a doação de mais de três toneladas de produtos.

 Fórum em São Mateus

Em junho, a Esesp levou o 13° Batalhão, em São Mateus, uma proposta  semelhante ao deste fórum, com grande êxito. O evento foi realizado em comemoração ao aniversário do Batalhão e contou com a participação de mais de 250 pessoas.

Além disso, São Mateus, assim como os municípios de Nova Venécia, Colatina e Linhares tem recebido cursos voltados para a capacitação dos PMs, resultado da parceria entre a corporação e a Escola de Governo. O intuito é garantir a disseminação dos benefícios trazidos pelo conhecimento para todo o Estado, gerando bons frutos aos cidadãos que utilizam os serviços das organizações públicas.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard