14/12/2018 11h04

Balanço 2018: Esesp apresenta resultados alcançados

A Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) apresentou, na tarde desta quinta-feira (13), os principais resultados alcançados nos últimos anos pela instituição. A autarquia comemorou a superação das metas estabelecidas, o início de novos projetos e as parcerias celebradas para a ampliação das possibilidades de capacitação dos servidores.

Dos dados apresentados durante o encontro, houve destaque para o número de capacitados entre 2015 e 2018: a Esesp foi além da meta inicialmente estipulada, de 90 mil, e chegou a 94.325 capacitados nas mais diversas ações realizadas nesse quadriênio. De acordo com a diretora-presidente da Escola de Governo, Dângela Bertoldi Volkers, esse número será ainda maior.

“Essas são informações colhidas até o dia 30 de novembro deste ano. Temos diversas atividades ocorrendo até o final do mês, o que significa que vamos aumentar nossos indicadores ainda mais”, disse. De acordo com ela, os bons índices alcançados são resultado de muito planejamento, de um trabalho realizado em equipe e da adoção de um processo de escuta ativa.

“Nada disso seria possível se estivéssemos sozinhos. O que estamos apresentando aqui é resultado das parcerias que firmamos. Às organizações públicas do Estado, às prefeituras, aos órgãos independentes e a todas as outras instituições que estiveram caminhando conosco, o nosso muito obrigado. O que fizemos foi com, por e para vocês”, agradeceu a diretora-presidente.

Outro dado que ganhou destaque foi a ampliação dos cursos on-line disponibilizados pela Escola. Desde 2015, quando começou, até o momento, já são quase 11 mil capacitados nesta modalidade de ensino. Desse total, 4.585 são referentes ao ano de 2018. Atualmente, são 15 cursos para a oferta geral, além de outros quatro desenvolvidos na forma de demanda específica para outras secretarias.

Durante o evento, a diretora técnica Sylvana Torres apresentou o protótipo das Trilhas de Aprendizagem adotadas pela Autarquia para a oferta dos cursos e demais soluções educacionais. Ela aproveitou, também, para falar sobre o sistema de capacitação que está sendo desenvolvido em parceria com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest).

“Este será um sistema de gestão da capacitação que trará significativos para o Estado. Primeiro porque o servidor será protagonista do seu próprio desenvolvimento, alinhando seus interesses aos interesses organizacionais. A Esesp poderá planejar com mais assertividade suas ações e poderá avaliar, posteriormente, quais foram os benefícios e as mudanças provocadas pelas nossas soluções educacionais para a rotina do servidor e para a realidade do serviço público”, concluiu.

Tel.: 3636-6720 / 3636-6719

Assessoria de Comunicação da Seger