20/12/2017 13h49

Capacitar para Transformar: participantes avaliam projeto

“Que bom que pudemos ver que juntos fazemos mais”. Essa foi uma das frases ditas pelos participantes do projeto “Capacitar para Transformar” – edição Vila Velha – na noite desta terça-feira (20), durante a reunião para avaliar os ganhos e os pontos de melhoria dessa iniciativa. O encontro foi realizado no auditório da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp)

O projeto é uma ação da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) em parceria com a Escola de Governo. Entre os meses de outubro e novembro deste ano, ele levou para a sala de aula agentes de segurança pública e lideranças comunitárias para debater, pensar e construir conjuntamente propostas que pudessem ser aplicadas ao dia a dia da comunidade.

A primeira experiência foi realizada na cidade de Serra e resultou em uma ação recreativa para moradores, quando os participantes colocaram em prática os conhecimentos aprendidos para superar desafio do convívio e da construção coletiva. Depois foi a vez de Vila Velha receber as oficinas. Como produto desse trabalho, os participantes promoveram uma ocupação cultural na praça do bairro Cobilândia.

A docente credenciada da Esesp Karina Uchôa, que integra a ação desde o início, aproveitou a oportunidade para relembrar os momentos compartilhados. “A minha vida nunca mais foi a mesma depois de Serra, assim como não será a mesma depois de Vila Velha. Saibam que vocês deram o primeiro passo para transformar a história do município”, destacou.

O momento contou, ainda, com a entrega dos certificados para os cursistas e foi encerrado com a avaliação do projeto, quando os participantes foram convidados a destacar os pontos fortes (que bom que...), os pontos de melhoria (que pena que...) e as sugestões para as futuras edições (que tal se...).

Parceria

A realização do “Capacitar para Transformar” foi possível a partir da parceria firmada entre a Esesp e a Sesp. De acordo com a diretora-presidente da Escola de Governo, Dângela Bertoldi Volkers, essa é uma iniciativa que demonstra uma nova postura do serviço público, que é cada vez mais cobrada por parte da população.

“Não cabe ao Estado impor políticas públicas de cima para baixo, sem diálogo. Muito pelo contrário, precisamos ouvir aqueles que mais serão beneficiados por essas políticas, conhecer a sua realidade e as suas demandas. Abrir espaços de conversa é importantíssimo, e foi isso que nos motivou a abraçar essa causa”, relembrou Dângela.

A subsecretária de Estado de Integração Institucional Gracimeri Gaviorno parabenizou os presentes por mais uma conquista. “Eu acredito que a vida acontece em comunidade. O poder público deve ser o facilitador, mas somos nós enquanto parte dessa comunidade que fazemos acontecer. E vocês mostraram que é possível fazer mais e melhor quando estamos juntos”, disse.

Informações à Imprensa:

Renan Correia Chagas
renan.chagas@esesp.es.gov.br
Tel.: 3636-6720 / 3636-6719

Assessoria de Comunicação Seger
Vitor Possatti Rodrigues
Tel.: 3636-5206 / 99949-6018

Texto: Renan Chagas

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard