26/03/2019 13h01 - Atualizado em 26/03/2019 16h53

Certificados da Esesp são disponibilizados on-line

Com o objetivo de facilitar o acesso dos servidores aos certificados e declarações das capacitações, a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) emite os comprovantes de participação nos cursos ofertados pela instituição em formato digital.

Com apenas alguns cliques, os servidores públicos estaduais, municipais e membros de Organizações da Sociedade Civil que participaram das atividades promovidas pela escola podem retirar os documentos, que ficam disponíveis no portal Acesso Cidadão, do Governo do Estado.

A disponibilização é fruto do trabalho em conjunto realizado pela Esesp, em parceria com a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest).

Segundo a diretora-presidente da Esesp, Nelci Gazzoni, a iniciativa tem dois benefícios principais: evitar o uso de papel e garantir o acesso mais rápido aos certificados por parte dos participantes. “A intenção é construir formas de simplificar o acesso no nosso público aos serviços que prestamos”, disse.

Como fazer o cadastro?

Para fazer o cadastro no portal Acesso Cidadão, o internauta precisa acessar o endereço acessocidadao.es.gov.br e clicar na opção “Criar uma conta”. Um formulário será aberto para preenchimento de todos os dados pessoais. Após a validação do cadastro, basta escolher o ícone “E-Certificado” e selecionar o ano de realização e o curso desejado.

Segundo a Gerência de Secretaria Escolar (Gese) da Esesp, os usuários poderão acessar os comprovantes de participação dos cursos oferecidos a partir de julho de 2016, quando o novo sistema de capacitação passou a ser utilizado. Para as atividades realizadas antes dessa data, é preciso pedir a 2ª via do certificado no site da Escola de Governo (esesp.es.gov.br).

O portal

O Acesso Cidadão tem como objetivo facilitar a vida do cidadão que utiliza os serviços ou participa de programas do Estado do Espírito Santo.

Realizando seu cadastro no sistema você não precisará mais criar novos registros em outros sites para participar de programas, concursos ou outros serviços do estado, tais como Carteira Nacional de Habilitação Social (CNH Social), Educação de Jovens e Adultos (EJA), Designações Temporárias (DTs), entre outros. Com apenas uma conta centralizada, é possível ter acesso a esses e outros serviços.

Informações adicionais:

3636-6713

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Esesp
Renan Correia Chagas
3636-6720 / 3636-6719

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard