10/01/2017 15h11

Esesp capacita mais de 23 mil cursistas em 2016

A Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) conseguiu obter, mais uma vez, um resultado positivo na qualificação dos servidores públicos capixabas. Em 2016, a instituição apresentou um aumento de 7,5% no número de cursistas em relação a 2015, somando um total de 23.350 capacitados ao longo do ano.

O levantamento, realizado pela Gerência de Secretaria Escolar (Gese) – setor responsável pela inscrição e certificação dos participantes –, contabilizou os servidores municipais e estaduais capacitados em ofertas espontâneas e Demandas Específicas, além de membros da sociedade civil que participaram das formações.

O número também engloba as atividades ofertadas presencialmente e a distância, além do curso de Língua Inglesa. Todo esse esforço resultou no aumento dos dados registrados: foram capacitados 1.738 cursistas a mais do que em 2015, quando se registrou um total de 21.612.

De acordo com a diretora presidente da Escola, Dângela Bertoldi Volkers, isso demonstra o esforço empenhado para melhorar os serviços prestados à sociedade. “Mesmo em meio a um cenário desafiador, conseguimos encerrar o ano com um saldo positivo. Aperfeiçoamos nossas ofertas, ampliamos nossas ações e inovamos. Esse é o papel que vamos assumir cada dia mais”, disse.

Educação a Distância

Em 2016, houve o fortalecimento das ofertas on-line desenvolvidas pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo. Lançada em 2015, a plataforma de Educação a Distância (EaD) da instituição registrou um aumento significativo na quantidade de servidores qualificados.

No total, foram capacitados 2.293 cursistas por meio das formações disponibilizadas no espaço interativo, que optaram por esta modalidade de ensino para aprimorar as atividades desenvolvidas dentro das organizações públicas onde atuam. Entre os benefícios deste modelo de ensino está a flexibilidade de horários e a redução de custos.

Além disso, os servidores passaram a contar com novas formações a distância e com a atualização de outras já ofertadas. Entre elas estão os seguintes cursos: Gestão de Convênios, Ética e Serviço Público; Formação de Pregoeiros; Licitações Públicas; e Esesp English Online, curso de Língua Inglesa que apresentou alta procura.

Segundo a diretora técnica Sylvana Torres, a intenção é dar mais espaço a este tipo de iniciativa. “Nosso objetivo é conseguir ampliar a oferta de cursos on-line. Esta é uma forma de atingirmos um número cada vez mais elevado de servidores participando das nossas atividades, com a mesma qualidade, mas com mais facilidade e menos custo”, explicou.

Demandas Específicas e parcerias

A Esesp também apresentou um resultado positivo nas ações de Demandas Específicas, quando são desenvolvidas soluções pedagógicas focadas nas necessidades e características das secretarias e órgãos da administração direta.

Uma delas foi a participação no ‘Programa de Formação de Auditoria Fiscal’ da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). O foco foi a preparação de auditores fiscais para utilizarem o Auditor Eletrônico BR, uma ferramenta tecnológica que permite a realização de consultas diversas, importação de dados do contribuinte, geração de relatório de inconsistências, planilhas, dentre outros.

A Escola também atuou pela primeira vez no Programa ‘Qualifica ES Turismo’, da Secretaria de Estado de Turismo, em parceria com o Senac. A ação foi desenvolvida em diversos municípios do Estado disponibilizando cursos com foco no desenvolvimento do turismo e estimular o crescimento socioeconômico das regiões turísticas.

E por meio de parcerias, a Escola contribuiu para o trabalho realizado nas instituições de segurança pública. Além de um curso focado na melhoria do atendimento e investigação da Polícia Civil, a autarquia levou até policiais militares formações de diversos eixos de conhecimento. As ações foram realizadas nos batalhões de Linhares, São Mateus, Ibatiba, Barra de São Francisco, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Venécia e na 2ª Companhia de Afonso Claudio.

Assessoria de Imprensa da Esesp

Assessoria de Comunicação Seger