08/05/2019 10h25

Esesp: últimos dias para preenchimento de pesquisa sobre cursos

A primeira pesquisa realizada pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) para identificar as ações de capacitação que mais contribuem para o desenvolvimento dos servidores está caminhando para a reta final. O prazo para envio das respostas termina na próxima quarta-feira (15).

O formulário está disponível no endereço www.esesp.es.gov.br/consulta. Para participar da pesquisa, os servidores precisam informar alguns dados, como cidade onde moram e e-mail. Na sequência, eles poderão escolher as ofertas que atualmente compõem o portfólio da Escola de Governo. São quase 100 opções disponíveis.

Os participantes também contam com um espaço em que poderão propor novos temas, capacitações e atividades. A partir da análise dos resultados obtidos, a Esesp montará a sua programação priorizando ações que atendam tanto às necessidades de aprendizagem dos servidores quanto das organizações.

Servidores aprovam ideia

A abertura da Esesp para a participação no planejamento das ações foi elogiada pelos profissionais que utilizam os espaços da Escola de Governo para se capacitarem. De acordo com servidores estaduais e municipais, a proposta de ampliar a escuta das demandas existentes no serviço público vai gerar bons resultados.

É isso que pensam as servidoras Luciana Fischer, que atua no Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), e Joanna Wetler, da Prefeitura de Vitória. Elas classificaram a pesquisa como uma iniciativa “maravilhosa” e que vai impactar diretamente as entregas feitas à sociedade.

“Quando nós temos a oportunidade de falar sobre as nossas demandas, sobre aquilo que precisamos ver e conhecer, a Esesp pode programar cursos mais direcionados para as nossas necessidades. Ou seja, aquilo que vamos aprender terá uma aplicação mais forte na nossa realidade e no nosso dia a dia de trabalho”, disse Joanna Wetler.

Gestores também serão consultados

A Escola de Serviço Público também realizará uma pesquisa com os gestores públicos do Estado. Segundo a diretora-presidente da instituição, Nelci Gazzoni, o intuito é identificar as necessidades das organizações, relacionando os cursos que mais podem contribuir para o alcance dos resultados esperados.

“Será a partir do cruzamento entre os anseios dos servidores e os apontamentos dos gestores que pretendemos montar agendas de cursos mais personalizadas com soluções educacionais que contribuam para o desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e atitudes que o Estado e a sociedade almejam”, destacou.

Texto: Renan Chagas

Informações à imprensa: