05/12/2016 09h32

Família e apoio social são temas de encontro do Qualivida

A importância do relacionamento familiar, afetivo e social durante o processo de aposentadoria foi debatida, nesta quinta-feira (01), com servidores estaduais, durante a palestra “Família e Apoio Social”, do Programa de Preparação para a Aposentadoria - Geração Ativa. Este foi o último encontro realizado em 2016, encerrando o ciclo de ações previstas.

O momento, promovido pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), teve o objetivo de fornecer aos participantes informações sobre esse processo de transição. Para isso, foram trabalhadas ferramentas que possibilitam a construção de um projeto familiar a curto e longo prazo. A condução dessa reflexão ficou sob a responsabilidade da palestrante Heliane Prata Sarmento.

Nesta fase, foi permitido que cada um dos servidores inscritos levasse um membro da família para o momento. A proposta foi bem recebida pelo servidor Antônio Francisco Torres, que contou com a companhia da esposa, Maria Marlene de Oliveira, durante o encontro. Os dois, que pretendem se aposentar dentro de um ano, falaram sobre essa experiência.

“Abordar este assunto foi relevante e oportuno, considerando esta nova fase em que vivemos. Nós já estamos trabalhando faz um tempo nessa questão. Tivemos tempo para parar, refletir e reavaliar toda a nossa trajetória até aqui. A partir de agora, é focar e planejar o futuro com qualidade de vida”, disse Antônio.

Presente em todos os módulos do ciclo 2016 do programa, a também servidora Dilceia Marcelino de Souza convidou a filha, Ingrid de Oliveira, para participar do encontro. “Fui apresentada ao ‘Geração Ativa’ pelo RH e cheguei cheia de dúvidas aqui. Mas entendi que agora é hora de me organizar. E cada uma dessas palestras ajudou a deixar meus objetivos mais claros”, contou.

Para a filha, Ingrid, a possibilidade de estar presente durante essa reflexão contribuiu para fortalecer o papel daqueles estarão juntos dos servidores quando eles se aposentarem. “Nesta nova fase as pessoas precisam se adaptar. Os focos mudam e a gente precisa entender que essa transição pode ser difícil. E nós, enquanto família, precisamos aprender que agora é o momento dela”, concluiu.

Geração Ativa

O ‘Geração Ativa’ é um programa de preparação para a aposentadoria que visa oportunizar aos servidores públicos do Poder Executivo do Estado do Espírito Santo uma transição trabalho-aposentadoria bem planejada, por meio de ciclos de palestras informativo-vivenciais com temas relevantes para os servidores que estão próximos da aposentadoria.

Desenvolvido pela Seger, em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) e o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM), o Geração Ativa conta com uma série de cinco encontros para debater diferentes assuntos.

Neste ano, as atividades foram iniciadas em agosto. Desde então, foram trabalhados os temas “Legislação Previdenciária”, “Finanças”, “Ocupação e Pós-Carreira” e ‘Saúde e Autonomia”.

Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues