08/03/2019 10h10

Mulher_ES: Nelci Gazzoni fala sobre a mulher na gestão pública

Foi em uma pequena cidade no Sul do Brasil que começou a história da diretora-presidente da Escola de Serviço Público do Espírito santo (Esesp), Nelci do Belém Gazzoni. “Eu sou realmente uma mulher VIP: vinda do interior do Paraná”, descontrai a gestora pública. Ela falou sobre a necessidade de ampliar a participação e a representatividade feminina em todos os espaços.

Há 28 anos Gazzoni se mudou para o Espírito Santo, onde se tornou servidora efetiva do Estado na área da Educação. Segundo Gazzoni, já se considera capixaba. “Vivi aqui mais tempo aqui do que em qualquer outro estado. Costumo dizer que achei o meu lugar no mundo. Daqui não tenho interesse de sair”, fortalece.

Desde janeiro deste ano, ela assumiu a presidência da Escola de Governo, tendo pela frente o desafio de comandar a instituição responsável pela realização de ações focadas no desenvolvimento pessoal e profissional dos servidores públicos capixabas. Em outras palavras, contribuir com o conhecimento necessário para a melhoria constante dos serviços prestados à sociedade.

O novo desafio, conta, vem se somar a uma trajetória de quase 40 anos. “Mas eu preciso deixar claro que comecei muito cedo”, diz entre risos. Foi aos 15 anos, após concluir o magistério e se tornar professora, que Gazzoni deu início às suas atividades. “A Educação e o serviço público são o que escolhi como ideais de vida”, relembra.

A decisão de seguir por esse caminho teve forte influência das mulheres que fizeram parte da sua vida. “Estive envolvida nesse ambiente desde muito cedo. Todas as minhas tias eram professoras. Meus pais eram donos de uma marcenaria, mas após o falecimento do meu pai, minha mãe optou por trabalhar alimentação escolar, que era o que gostava”, conta.

Outra grande influência foi uma das suas professoras. “Ela foi o meu referencial, me acompanhou da quarta série primária até a conclusão do ensino superior. Ela foi minha professora durante todos esses anos da minha vida. E eu a tenha como um modelo de mulher, de profissional, de pessoa de forma geral”, lembrou.

E não foi apenas na vida profissional que ela destaca o grande impacto feminino. Outra figura que determinante, segundo ela, foi a avó. “Em um tempo em que as mulheres tinham bem menos voz, minha avó sempre teve uma fala muito importante para nós sobre empoderamento, sobre a independência e sobre aonde podíamos chegar”, destaca.

Ao longo da carreira, Nelci já assumiu importantes funções na administração pública. Por diversas vezes foi diretora escolar. No Espírito Santo, foi subsecretária Municipal de Educação e de Saúde, e chegou a atuar como secretária de Educação na Prefeitura de Serra antes de assumir a presidência da Esesp – atividades que carrega com orgulho. Além disso, ela destaca a importância de ser uma mulher e ocupar um cargo de gestão.

“Sabemos que nós conquistamos muito historicamente. Mas sabemos, também, que ainda há um longo caminho pela frente. É fundamental que as mulheres possam se sentir representadas. Quando elas veem outra mulher ocupando esses espaços, passam a entender que podem e devem estar presentes nesses lugares, tendo voz e vez. É assim que queremos ser vistas”, completa.

Assessoria de Comunicação da Esesp