05/04/2018 18h42

Red_ES promove roda de conversa sobre aspectos polêmicos em licitações e contratos

Servidores públicos de diferentes instituições participaram, na tarde desta quinta-feira (05), de uma roda de conversa sobre aspectos polêmicos em licitações e contratos. O evento – realizado como uma ação da Rede de Escolas do Espírito Santo (Red_ES) – ocorreu no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales) e foi ministrada por docentes da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

O objetivo do encontro foi trabalhar temas e procedimentos que recorrentemente provocam dúvidas e questionamentos nos profissionais responsáveis pela aquisição e contratação de bens e serviços nos diferentes setores do Poder Público. Para isso, os docentes e auditores do Estado Lusmar Pizetta e Wanderlei Marinato listaram 10 temas para nortearem toda a discussão.

Projeto de Capacitação

A roda de conversa integrou o projeto “Qualificação em Contratações Administrativas: da solicitação inicial à gestão de contratos”, desenvolvido pela Escola do Legislativo. O objetivo foi aprimorar os processos de contratação visando a uma maior eficiência por meio da capacitação dos servidores responsáveis por cada uma das fases do processo.

“Este é o fechamento de uma capacitação composta por vários módulos. A intenção é permitir que aquelas dúvidas que permaneceram possam ser sanadas. Nosso objetivo é único:  capacitar os servidores para que possamos prestar um serviço de melhor qualidade, inclusive utilizando melhor os recursos públicos, o tempo e dando um retorno sempre adequado à sociedade”, explicou o coordenador especial da Escola do Legislativo, Carlos Lopes.

 

Rede de Escolas

A Red_ES é uma iniciativa do Governo do Estado que tem como intuito formalizar a parceria entre instituições públicas que possuem centros ou escolas focadas na formação e qualificação dos seus agentes. Entre as vantagens trazidas pelo projeto está a otimização dos recursos investidos, assim como a ampliação e diversificação das ofertas. O protocolo de intenções para a sua criação foi assinado em março de 2017.

O objeto é proporcionar um espaço de construção e compartilhamento de conhecimentos, estímulo aos debates e de concretização de ações cooperativas envolvendo as questões norteadoras para a qualificação, desenvolvimento e formação profissional de servidores públicos. Desde que foi formada, a Red_ES já promoveu uma série de atividades conjuntas.

Segundo a diretora-presidente da Esesp, Dângela Bertoldi Volkers, o intercâmbio de informações e conhecimentos é fundamental para a melhoria dos servidores prestados. “Esse momento de troca entre servidores de diferentes instituições e poderes permite que conheçamos outras realidades e outras experiências que, muitas vezes, servirão para melhorar as nossas próprias rotinas e instituições”, disse.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard