28/09/2016 09h55

Ufes e Esesp firmam parceria para Mestrado Profissional em Gestão Pública

A Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) deu mais um importante passo para a realização de ações focadas na formação dos servidores estaduais. Por meio da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica e Acadêmica, a instituição firmou uma parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para o Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (PGGP).

O acordo visa qualificar servidores dos órgãos parceiros por meio do Mestrado Profissional em Gestão Pública, oferecido pela Ufes, assim como estimular a produção de estudos e pesquisas sobre o tema. A disponibilização das vagas será por meio de processo seletivo.

Além da Esesp, a Ufes também assinou o termo de cooperação com outras três instituições: o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e o Tribunal de Contas da União (TCU). Na última semana, todos os envolvidos se reuniram para celebrar este importante momento.

A diretora-presidente da Esesp, Dângela Bertoldi Volkers, explicou que o fortalecimento desses laços é uma ação fundamental. “Estamos unindo esforços por um objetivo comum. Queremos garantir a melhoria da gestão pública por meio do conhecimento, do estudo e da pesquisa. Estamos criando a oportunidade para uma melhoria constante”, disse.

O reitor Reinaldo Centoducatte destacou a importância da formação continuada para os servidores públicos. “Ficamos muito contentes com essas novas parcerias, que possibilitam a qualificação de ainda mais profissionais que atuam na gestão pública. Acreditamos que esse modelo vai se tornar referência para outras instituições”, completou.

Como funciona

O termo de cooperação prevê a concessão de pelo menos dois professores doutores para atuar na função de orientadores acadêmicos do Mestrado. Em contrapartida, a Ufes disponibilizará duas vagas anuais do mestrado para as instituições parceiras, a cada professor colaborador concedido. As demais vagas serão direcionadas para servidores da Universidade e para demanda social.

Os candidatos interessados em integrar a turma deverão participar do processo seletivo acadêmico, conforme edital a ser publicado pela Universidade Federal do Espírito Santo. A disponibilização da estrutura física e tecnológica para a execução da ação também ficará sob a responsabilidade da Ufes.

*Com colaboração da Superintendência de Cultura e Comunicação da Ufes