Governo do Estado do Espírito Santo
25/09/2025 18h30 - Atualizado em 26/09/2025 17h37

Acolhimento e respeito: Governo do Estado realiza capacitação sobre comunidades ciganas em Cariacica

Uma capacitação inovadora no Brasil busca sensibilizar pessoas que atuam em equipamentos públicos no município de Cariacica para melhor acolher a comunidade cigana. A iniciativa será realizada nesta sexta-feira (26), e é resultado de uma parceria entre o Governo do Espírito Santo, por meio da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), com a Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMDH).

O Letramento Étnico-Racial Cigano é uma palestra para incentivar servidores públicos e funcionários de organizações da sociedade civil a adotarem atitudes que fortaleçam o respeito, a inclusão e a valorização cultural dessa comunidade tradicional.

A atividade começa às 09 horas desta sexta-feira (26), no auditório da Faculdade Multivix do bairro São Geraldo, em Cariacica. O letramento é voltado a servidores e trabalhadores de equipamentos institucionais nas áreas de Mulheres, Direitos Humanos, Serviço Social e Igualdade Racial.

“Esta é mais uma atividade que evidencia a importância de promovermos constantemente capacitações para servidores públicos e, desta forma, estimular a qualidade do atendimento à população. Com esta ação, a Esesp reforça seu compromisso de proporcionar aos profissionais que lidam com a sociedade capixaba uma formação que atenda às necessidades específicas de cada lugar, incluindo as minorias étnicas”, considera a diretora-geral da Esesp, Carolina Pitol.

Para a secretária da Mulher e Direitos Humanos de Cariacica, Lorena Nascimento, o evento representa um passo importante para a construção de uma sociedade mais justa. “O letramento cigano é um convite à reflexão. Quando capacitamos pessoas não ciganas que atuam diretamente com essas comunidades, damos um passo fundamental no combate ao preconceito e na valorização da diversidade cultural. Essa é uma forma de transformar práticas institucionais e sociais, promovendo dignidade, respeito e equidade”, afirmou.

Acolhimento à população cigana

A palestra “Letramento Étnico-Racial Cigano” será conduzida por Déborah Sathler, docente da Esesp e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Pesquisadora das comunidades ciganas há mais de 15 anos, ela une experiência acadêmica, convivência direta com famílias ciganas e a produção de materiais pedagógicos voltados à valorização cultural.

“A necessidade de capacitar quem lida com comunidades ciganas é urgente. O letramento tem foco em práticas de abordagem humanizada com as comunidades ciganas e nas difusões do Plano Nacional de Políticas para Povos Ciganos, do Governo Federal, e do Caderno Metodológico Educação com Povos Tradicionais da Secretaria da Educação, que enquanto pesquisadora fiz parte das propositivas para professores estaduais atuarem com alunos ciganos e não ciganos”, declara Déborah Sathler.

Os participantes da atividade serão instruídos a analisar a linguagem para identificar expressões discriminatórias, compreender a história e o impacto da marginalização das comunidades ciganas no Brasil, refletir sobre identidades plurais e questionar estereótipos, adotando atitudes que fortaleçam o respeito e a inclusão de políticas públicas efetivas.


Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Esesp
Mike Figueiredo
comunicacao@esesp.es.gov.br 

Tópicos:
Qualivida

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard