19/12/2019 17h20

Balanço 2019: Esesp inicia oferta de novas capacitações

A Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) fortaleceu o processo de escuta ativa para identificar os interesses e as necessidades de aprendizagem dos servidores públicos. A partir desses retornos, a instituição propôs, elaborou e disponibilizou novas capacitações com foco no desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes ao longo de 2019.


Neste ano, a Escola de Governo lançou um novo eixo de conhecimento intitulado “Inclusão”. O objetivo é promover a abertura dos espaços públicos para todos os cidadãos, respeitando as diferenças, características e identidades de cada um deles. A sua construção conta com a colaboração de vários atores responsáveis por identificar e construir as soluções educacionais que são disponibilizadas.

Entre as formações que fazem parte do eixo “Inclusão” está o curso de Introdução à Língua Brasileira de Sinais (Libras), que tem como intuito abordar a importância da Língua no contexto social e histórico, além de contribuir para a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes. A formação é dividida em três módulos. Dois deles já foram ofertados em 2019.

A Esesp também passou a disponibilizar os cursos do eixo “Participação Social”, que tem como meta promover soluções educacionais que abordem as possibilidades de atuação mais participativa da sociedade nas ações do Governo, fomentando a pluralidade de ideias, de visões e de experiências. O eixo é composto por seis cursos que abordam temas como cidadania, gestão participativa e Direitos Humanos.

Além disso, também foram promovidos novos momentos de aprendizagem, como uma palestra sobre cyberbulling e um workshop de comunicação pela Imagem. E na modalidade de Educação a Distância, houve o lançamento do curso “Legislação Ambiental”, que passou a integrar o portfólio da instituição, sendo ofertado nas agendas mensais.

A diretora-presidente da Esesp, Nelci Gazzoni, falou sobre as novidades apresentadas. “Desde o início do ano, realizamos uma pesquisa junto aos servidores e aos gestores para identificar quais ações precisavam constar em nosso calendário de cursos. Assim, foi possível ofertar capacitações mais efetivas e pensar em novas discussões que são necessárias para a agenda do serviço público”, disse. 

Informações à Imprensa:
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