Governo do Estado do Espírito Santo
04/10/2017 17h37

‘Capacitar para Transformar’ é iniciado em Vila Velha

Promover maior participação social na discussão e nas orientações das políticas públicas para a área da Segurança. Com esse objetivo, o projeto ‘Capacitar para Transformar’ iniciou sua segunda turma na noite dessa terça-feira (03), levando para a sala de aula lideranças comunitárias e conselheiros de segurança do município de Vila Velha.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). A ideia é criar um ambiente propício para o debate, assim como uma rede integrada de capacitação e transformação social.

A ação faz parte de um projeto maior da Secretaria, intitulado ‘Diálogos com a Comunidade’, cujo intuito é promover uma aproximação entre a sociedade, o poder público e os agentes que realizam o trabalho de segurança. Para o secretário da Sesp André Garcia, esse movimento é fundamental para ampliar e fortalecer a participação social.

“A comunidade está inserida no contexto da segurança pública e, por isso, queremos trazê-los para debater conosco o planejamento e execução das ações operacionais de prevenção. Ouvir a comunidade é importante porque é ela que vive o dia a dia, os desafios da segurança comunitária”, descreveu o secretário.

O ‘Capacitar para Transformar’ está estruturado em três momentos. Nessa primeira etapa, participam lideranças comunitárias e conselheiros de segurança da cidade. Na segunda, será a vez de agentes de segurança passarem pela formação. Por fim, os dois públicos voltam para a sala, conjuntamente, para concluir o processo de formação.

A etapa inicial conta com quatro oficinas que serão ministradas pelas docentes Karina Uchôa e Margarida Eugênia. São elas: ‘Diálogo de Três!’, ‘MobilizAÇÃO’, ‘Roda de Conflitos’ e ‘Mão na Massa’. Segundo a diretora-presidente da Esesp Dângela Bertoldi Volkers, as atividades têm como foco principal criar um espaço dinâmico de debate e aprendizagem.

“Nossa proposta é refletirmos sobre temas importantes, como gestão pública, as legislações pertinentes, polícia comunitária, plataforma colaborativa e coletividade, de forma descontraída e efetiva. Nós acreditamos no poder do conhecimento para promover mudanças, e o Governo do Estado tem trabalhado fortemente para que isso seja cada vez mais frequente”, disse.

 

Encontros em Serra

Enquanto Vila Velha dava início à primeira etapa do ‘Capacitar para Transformar’, lideranças comunitários, conselheiros e agentes de segurança de Serra, também na Grande Vitória, finalizavam os encontros promovidos pelo projeto no município. O encerramento ocorreu na Associação de Moradores do bairro Eurico Sales.

Serra foi a primeira cidade a receber a ação, de forma experimental, seguindo um modelo semelhante ao utilizado nesta nova turma. Os encontros foram iniciados no mês de abril. De lá até o encerramento, foram realizadas oficinas, exposições conceituais, debates, eventos para entrega dos certificados e atividades culturais organizadas pelos próprios envolvidos na ação.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Esesp
Renan Correia Chagas
renan.chagas@esesp.es.gov.br
Tel.: 3636-6720 / 3636-6719

Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues
Tel.: 3636-5206 / 99949-6018

Texto: Renan Chagas

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard