Governo do Estado do Espírito Santo
03/10/2017 17h38

Capacitar para Transformar encerra 3ª etapa em Serra

Agentes de segurança, conselheiros e lideranças comunitárias reunidos com um objetivo em comum: participar da formulação de políticas públicas para a área da Segurança e debater formas de ampliar a participação da sociedade nesse processo. Assim foram os encontros promovidos pela terceira etapa do projeto ‘Capacitar para Transformar’, no município de Serra.

A ação é realizada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). Os encontros foram iniciados na última semana e terminam nesta terça-feira (03), no Centro Comunitário do bairro Eurico Sales, sob o comando das docentes Karina Uchôa e Margarida Eugênia.

De acordo com a subsecretária de Estado de Integração Institucional Gracimeri Gaviorno, a experiência desenvolvida em Serra foi gratificante e representou um grande aprendizado. Segundo ela, esse encerramento representa justamente o momento mais aguardado, quando o diálogo se realiza.

“Com esta terceira etapa verificamos um verdadeiro encontro, onde a diversidade de pensamentos e experiências convergem para a melhoria da paz social. Saímos com a certeza de que podemos fazer muito melhor quando trabalhamos juntos”, destacou Gracimeri.

O projeto teve início com a capacitação dos representantes comunitários. Na sequência, foi a vez de membros das Polícias Militar, Civil e Federal, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal de Serra e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES). A ideia agora é que, com base nas discussões anteriores, os dois públicos dialoguem sobre a segurança pública e suas ações.

Para isso, as docentes levam para a sala de aula temas como gestão pública, áreas de atuação, legislações pertinentes, polícia comunitária, plataforma colaborativa e coletividade. Para a diretora-presidente da Esesp Dângela Bertoldi Volkers, um dos principais pontos positivos dessa ação é permitir que novas vozes sejam ouvidas.

“Vivemos em uma sociedade que cada dia mais quer participar, quer ser ouvida e contribuir para os resultados do serviço público. Quando abrimos espaço para o cidadão participar dessa conversa, ficamos mais perto de promover propostas e ações que estejam de acordo com aquilo que se espera”, disse Dângela.

 

Conheça o Projeto

A primeira etapa do projeto, iniciada no município de Serra, envolveu lideranças comunitárias e conselheiros de segurança de diversos bairros. Uma vez por semana o grupo se reunia no bairro Eurico Salles para aprofundar os conhecimentos em um assunto diferente.

No total, foram realizadas cinco oficinas, com os seguintes temas: “O que podemos fazer juntos pela Segurança Pública”; “Diálogos de Três”; “Mobilização”; “Roda de Conflitos” e “Mão na massa”. Os momentos foram conduzidos pelas docentes Marizinha Coqueiro, Karina Uchôa, Danielle Laudino e Margarida Eugênia.

Já na segunda etapa, foi a vez dos agentes de segurança passarem pela formação. Dessa vez os encontros ocorreram na Esesp, em Vitória, ministrados pelos docentes Karina Uchôa e Sandro Campos.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Esesp
Renan Correia Chagas
renan.chagas@esesp.es.gov.br
Tel.: 3636-6720 / 3636-6719

Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues
Tel.: 3636-5206 / 99949-6018

Texto: Renan Chagas

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard