21/06/2018 15h18 - Atualizado em 21/06/2018 16h22

Certificados da Esesp são disponibilizados on-line

Os servidores públicos e membros da sociedade civil organizada que participarem das capacitações promovidas pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) já contam com mais facilidade para acessar os comprovantes de participação dos cursos. Tanto as declarações quanto os certificados emitidos pela instituição estão sendo disponibilizados aos cursistas de forma on-line.

Até o mês de maio deste ano, essa opção estava disponível apenas para os profissionais do Poder Executivo Estadual ou para os cursos a distância do órgão, mas ainda não era permitido a servidores municipais ou membros de Organizações da Sociedade Civil. Agora, qualquer cursista poderá ter acesso à versão digital do documento por meio do portal Acesso Cidadão, do Governo do Estado.

Essa novidade é fruto do trabalho em conjunto realizado pela Escola de Governo em parceria com a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest). De acordo com a diretora-presidente da Esesp, Dângela Bertoldi Volkers, a ampliação desse serviço levou em consideração diversos fatores.

“Além de reduzir os custos com o uso de papel, também adotamos uma prática mais sustentável. Outro ponto importante é a facilidade que isso traz para o nosso cursista, que poderá fazer a impressão somente quando for necessário”, pontuou Dângela. Para ela, os benefícios não param por aí. “Também é preciso ressaltar que o cursista terá acesso ao seu histórico de capacitações”, concluiu.

Como fazer o cadastro?

Para fazer o cadastro no portal Acesso Cidadão o internauta precisa acessar o endereço acessocidadao.es.gov.br e clicar na opção “Criar uma conta”. Um formulário será aberto para preenchimento de todos os dados pessoais do solicitante. Após a validação do cadastro, basta escolher o ícone “E-Certificado” e selecionar o ano e o curso desejado.

Segundo a Gerência de Secretaria Escolar (Gese) da Esesp, os usuários poderão acessar os comprovantes de participação das atividades educacionais realizadas a partir de julho de 2016, quando o novo sistema de capacitação passou a ser utilizado. Para as atividades realizadas antes dessa data, é preciso pedir a 2ª via do certificado no site da Escola de Governo (esesp.es.gov.br).

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard