21/10/2017 18h38

Enem: manhã de sábado (21) é marcada por aulões para alunos da Rede Estadual

Faltando poucos dias para o Enem, os alunos da Rede Estadual de Educação continuam se preparando para obter um bom resultado no exame. Na manhã deste sábado (21), centenas de estudantes participaram de aulões promovidos pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) em diversos municípios.

Os encontros foram realizados em escolas localizadas nas cidades de Vitória, Cariacica, Vila Velha, Guarapari, Anchieta, Colatina e Baixo Guandu. A proposta foi levar um momento dinâmico e interativo de reforço e aprendizagem, com revisão de temas importantes e utilizando questões já utilizadas na prova.

Os aulões preparatórios fazem parte do projeto "Pré-Enem Digit@l", que vem sendo desenvolvido desde 2016 pela Sedu e pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). O intuito dessa ação é oportunizar a jovens o aperfeiçoamento de conhecimentos para a busca da tão sonhada vaga no ensino superior.

A realização do projeto tem sido encarada, entre os participantes, como uma ótima oportunidade para a dar continuidade aos estudos nas áreas que eles desejam. É o caso, por exemplo, da estudante Sabrina Nascimento, de 18 anos. Desde junho ela participa da ação no polo de Anchieta. Com o sonho de fazer o Direito, ela aproveita todos os encontros.

"Decidi participar porque enxerguei o curso preparatório como uma grande chance para melhorar meus estudos. Fazer isso sozinha em casa acabava sendo difícil. Agora eu posso tirar minhas principais dúvidas com os professores. O conteúdo é trabalho de forma simples e objetiva", pontuou Sabrina.

O colega de turma de Sabrina, Rogério Julião Junior, de 18 anos, também tem participado da iniciativa. Se preparando para concorrer a uma vaga no curso de Medicina, ele contou que conheceu o projeto quando ainda estava no 2º ano, participou das aulas e tirou uma boa nota do Enem do ano passado. Agora ele pretende repetir o feito.

"Esse é um momento focado naquilo que mais cai no Enem, com dicas e informações que nos ajudam a memorizar alguns pontos e nos deixar mais tranquilo no dia de fazer a prova. E os professores trabalham questões específicas. Além disso, tem a plataforma digital, que contribui muito", disse.

O projeto continua até o dia 1° de novembro, mês em que é realizado o exame. Para a próxima semana estão previstos aulões para os municípios de Marechal, Venda Nova do Imigrante e São Domingos do Norte.

Pré-Enem Digit@l

O Pré-Enem Digit@l tem levado aulas preparatórias a estudantes da Rede Estadual de Educação em 34 municípios. São eles: Afonso Cláudio, Alegre, Anchieta, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Domingos Martins, Ecoporanga, Fundão, Guarapari, Itaguaçu, Iúna, Jaguaré, Linhares, Marataízes, Marechal Floriano, Muqui, Nova Venécia, Pinheiros, Santa Teresa, São Domingos Do Norte, São Gabriel Da Palha, São Mateus, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova Do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

O projeto traz uma metodologia inovadora, por meio do ensino híbrido (presencial e on-line), em que é oferecido suporte aos concluintes do Ensino Médio, ampliando suas condições de estudo, propiciando ao estudante que, habitualmente, já utiliza conteúdos digitais e ambiente virtual estruturado, a oportunidade de obtenção de um melhor resultado na prova do Enem.

As vagas foram abertas para estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio regular, dos cursos com duração de três anos, e na 4ª série dos cursos com duração de quatro anos do ensino médio integrado à Educação Profissional (EMI), na 2ª e na 3ª etapas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no CEEJA/NEEJA e que concluíram as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática referentes ao Ensino Médio ou equivalente à segunda série do ensino médio.

As aulas presenciais foram divididas em duas etapas: inicialmente com aulas de Matemática e Redação e, a partir do segundo semestre, também serão contempladas as outras áreas do conhecimento.