Governo do Estado do Espírito Santo
16/09/2016 16h02

Esesp aposta no lúdico em curso de Inglês para servidores

Uma boa música pode ser capaz de embalar momentos, recordar boas lembranças, acalmar e relaxar. Porém, para os alunos de Inglês da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), as canções também são uma importante ferramenta no aprendizado do novo idioma. Por meio de atividades lúdicas e criativas, os servidores beneficiados pela ação têm encontrado novas formas de aprender.

Uma dessas atividades, realizada recentemente por uma das turmas, utilizou justamente a música para desenvolver o processo de compreensão da língua. Divididos em grupos, os cursistas receberam pedaços separados da letra de uma música internacional. Com base na escuta, eles tiveram que montar os trechos, formando as frases de forma correta. 

“Eles realizaram o exercício com sucesso, apesar de ainda não terem estudado todos os tempos verbais que apareceram na letra e de encontrarem palavras novas naquele contexto. Esse tipo de tarefa, além de melhorar o desempenho pessoal na nova língua, é um facilitador para a integração dos grupos”, disse a professora Denise Costa.

A aposta em métodos variados de ensino tem sido frequente no curso da língua estrangeira da instituição, voltado a servidores públicos estaduais. Além das músicas, os participantes destacam que a utilização de vídeos, textos, interpretações e simulados, entre outras, são maneiras diferentes e divertidas de aprender.

“Método maravilhoso”, descreve a cursista Teresinha Mazzini Babi, integrante da turma noturna da capacitação. De acordo com ela, o curso consegue trabalhar algumas maiores dificuldades encontradas por alguém que está conhecendo um novo idioma. “Isso é gratificante e tem contribuído muito para o nosso desenvolvimento. A turma está motivada e envolvida”, contou Teresinha.

Depoimento semelhante foi apresentado pelo também cursista Edésio Medeiros Assab. Pelo segundo ano, ele participa da formação e explica que o ambiente menos tradicional de sala de aula é um dos pontos chaves do sucesso da ação. Edésio, que frequentemente utiliza a língua no seu dia a dia, disse que já consegue sentir a diferença.

“A todo o momento eu preciso do inglês, já que trabalho na área de tecnologia. Isso se traduz em ganhos com literatura. Muitas vezes os manuais dos equipamentos não estão traduzidos, e saber interpretar o que está ali agiliza o trabalho. Fora os ganhos gerais, uma vez que você amplia seu conhecimento por não estar restrito por conta da língua”, disse.

Atualmente, a Esesp possui cinco turmas de inglês, beneficiando cerca de 200 profissionais do serviço público.

Informações à Imprensa:

Renan Correia Chagas
renan.chagas@esesp.es.gov.br
Tel.: 3636-6720 / 3636-6719

Assessoria de Comunicação Seger
Vitor Possatti Rodrigues
Tel.: 3636-5206 / 99949-6018
Texto: Renan Chagas

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard