Cerca de 140 profissionais que atuarão na educação das unidades prisionais em 2019 participaram, nesta segunda-feira (04), de uma palestra promovida pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). O objetivo foi destacar o importante papel desses agentes transformadores na vida de jovens e adultos privados de liberdade.
O momento foi comandado pela palestrante Marizinha Coqueiro, que levou para os participantes uma discussão sobre a motivação profissional e sobre a atuação do servidor público em benefício da sociedade. Misturando momentos sérios com dinâmicas e muita descontração, Marizinha deixou sua mensagem: “é possível fazer mais quando fazemos juntos”.
A diretora-presidente da Escola de Governo, Nelci Gazzoni, esteve presente durante o momento e deu um recado para os educadores. “Eu tive que fazer parte disso porque vocês, da Educação, são meus pares. Foi essa a carreira que escolhi para mim e fico muito feliz de ver mais pessoas que aceitaram essa linda tarefa”, disse Gazzoni.
O encontro
A palestra encerrou o encontro promovido pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) para professores e pedagogos que vão atuar oportunizando o acesso ao ensino a milhares de pessoas em situação de privação de liberdade, importante ação para a reinserção social desse público.
A Educação nas Unidades Prisionais foi possível a partir de uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), que garantiu a criação de salas de aula nas unidades prisionais capixabas. Nesse sentido, têm sido criadas, ao longo desses anos, turmas de Ensinos Fundamental e Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) que possibilitam o acesso dos privados de liberdade à elevação de escolaridade.
Atualmente a Educação de Jovens e Adultos é ofertada em 30 das 34 unidades prisionais do Espírito Santo, 89% das unidades do sistema, e atende aproximadamente 3500 alunos.
Os participantes do evento são profissionais contratados pela Sedu que vão atuar em 14 unidades prisionais na Grande Vitória, atendendo a aproximadamente 2.100 desses alunos.
Texto: Renan Chagas
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Esesp
Renan Correia Chagas
renan.chagas@esesp.es.gov.br
Tel.: 3636-6720 / 3636-6719