10/10/2018 13h51

Esesp realiza eventos sobre novas metodologias de ensino

Repensar as práticas adotadas em sala de aula de modo a garantir processos de aprendizagem mais eficazes. Esse foi o objetivo da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) nessa quarta-feira (09), quando levou docentes credenciados da instituição, servidores e parceiros para uma discussão sobre os desafios de ensinar nos dias atuais.

O momento foi conduzido pela docente Michelle Sander, da Perestroika – instituição que vem se destacando por atuar junto a organizações que buscam alternativas educacionais mais contemporâneas e criativas. A ideia foi promover uma reflexão sobre o a temática e a experimentação dessas novas possibilidades de ensino.

Pela manhã foi realizada a palestra “Era da Complexidade e o Futuro da Educação” para um público de mais de 100 pessoas. Durante mais de uma hora, os participantes puderam refletir sobre os processos de aprendizagem utilizados no passado e as atualizações que eles precisam adotar para garantir que o compartilhamento do conhecimento ocorra na prática.

Já à tarde foi a vez dos docentes credenciados da Escola de Governo participarem do workshop “Learning Experience e as Novas Metodologias de Educação”. O momento serviu para testar as novas abordagens e incentivar o uso dessas ferramentas nos eventos de capacitação e desenvolvimento da Esesp.

De acordo com a docente, Michelle Sander, essa reflexão é necessária para garantir melhores resultados. “Nós ficamos muito felizes por estarmos aqui, porque esse convite mostra que o Espírito Santo está se preocupando em muito mais do que apenas ensinar, mas em como esse ensino está acontecendo. O mundo exige que a gente inove em diversos campos, e as escolas não podem ficar de fora dessa discussão”, disse.

A diretora-presidente da Esesp, Dângela Bertoldi Volkers, fortaleceu que essa ação faz parte dos projetos da instituição. “No início dessa gestão, o incentivo e a disseminação das novas metodologias era uma meta a ser cumprida. A palestra e o workshop são a concretização dessa ideia, um novo legado que deixamos para o futuro desta Escola”, disse.

Informações à Imprensa:

Renan Correia Chagas