Governo do Estado do Espírito Santo
17/06/2019 17h18 - Atualizado em 17/06/2019 21h13

Esesp utiliza dados de pesquisa para construir agendas de cursos

Diretora-presidente da Esesp, Nelci Gazzoni, analisa os dados colhidos junto à diretora técnica, Maria do Socorro Marques, e com o diretor administrativo e Financeiro Pedro Menezes.

Nas últimas semanas, a equipe da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) tem se reunido para definir as capacitações que serão disponibilizadas nos próximos meses. Agora a instituição conta com uma ferramenta a mais para ajudar nesta tarefa: o resultado da pesquisa realizada com servidores estaduais e municipais.

A consulta foi realizada entre os dias 15 de abril e 15 de maio e reuniu mais de 1,1 mil respostas. De forma geral, os participantes tiveram quase 100 opções de cursos para serem selecionadas, priorizando as iniciativas que mais poderiam contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Além disso, eles também puderam sugerir novos temas para serem abordados em sala de aula.

A diretora técnica da Esesp, Maria do Socorro Marques, explicou que as ofertas estão sendo pensadas levando em consideração os resultados apurados. “Esses dados nos ajudam a identificar as principais demandas do serviço público. Para essa análise, também são considerados os apontamentos dos gestores públicos e as sugestões deixadas em nossas avaliações”, disse.

De acordo com a diretora-presidente da Esesp, Nelci Gazzoni, a construção coletiva das próximas agendas de cursos mostra uma escola mais aberta à participação. “Acreditamos que nossas ações terão um efeito prático muito maior se elas atuarem justamente sobre as necessidades apontadas. Para isso, é preciso garantir um processo constante de escuta ativa”, fortaleceu. 

A primeira agenda com as capacitações apontadas na pesquisa será a do mês de julho, prevista para ser divulgada ainda nesta semana.

A pesquisa

Os dados colhidos pela consulta aos servidores demonstrou um alto interesse dos servidores por algumas áreas de conhecimento específicas, como Liderança, Comunicação e Gestão Pública, entre outras. Além disso, a pesquisa também trouxe quais as ações mais demandadas dentro de cada eixo, pelos diferentes públicos e nas diferentes modalidades de ensino.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Esesp
Renan Correia Chagas
3636-6720 / 3636-6719
renan.chagas@esesp.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard