23/08/2017 13h40 - Atualizado em 23/08/2017 14h04

Governo do Estado e Ifes iniciam parceria

A Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) e a Escola de Serviço Público (Esesp) ratificaram na manhã desta quarta-feira (23) uma parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O objetivo é realizar, de forma conjunta, ações de capacitação e formação continuada com foco nos servidores públicos.

Entre os presentes estava o governador do Estado, Paulo Hartung; o reitor do Instituto Federal, Denio Arantes; a Secretária da Seger, Dayse Lemos; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes, Márcio Almeida Có; a diretora-presidente da Esesp, Dângela Bertoldi Volkers; e a diretora técnica da Escola, Sylvana Torres. Além disso, servidores que participavam dos cursos promovidos pela Escola de Governo também estiveram presentes, lotando o auditório.

O governador Paulo Hartung ressaltou a importância da parceria para os servidores e o Estado. "Nos últimos anos uma das coisas mais importantes que conquistamos no Espírito Santo foi a expansão da rede Ifes. Hoje temos 21 unidades distribuídas em nosso Estado. O Ifes é uma instituição de excelência. Juntamos o Ifes a nossa Escola de Serviços Públicos em uma parceria que já conta com a Ufes e a UVV. Parceria importante para educação e capacitação de servidores públicos", destacou o Hartung.

Para a secretária da Seger, Dayse Lemos, o movimento apresentado pela Esesp vai de acordo com aquilo que a gestão pública exige. “Uma das necessidades que temos é modernizar nossas ações e processos. Para isso, é fundamental que os profissionais envolvidos nessa tarefa tenham acesso àquilo que tem de melhor e mais atual, e isso é possível por meio do aperfeiçoamento e da formação permanente”, declarou.

A diretora-presidente da Esesp aproveitou a oportunidade para apresentar os diversos avanços que a instituição registrou de 2015 até o momento. Entre elas, está o fortalecimento de parcerias, o desenvolvimento e oferta de soluções educacionais customizadas para secretarias e órgãos, a criação da Rede de Escolas (Red_ES) e a elaboração da Escola de Líderes.

“Esses são apenas alguns dos projetos que empreendemos. Com base nas orientações estratégicas do Governo, temos inovado cada vez mais para ampliar as oportunidades dos nossos servidores. Sempre fortalecemos que o conhecimento é capaz de transformar realidades, práticas e experiências. Quanto mais pudermos somar forças para atingir esse objetivo, assim faremos”, disse Dângela.

O reitor do Ifes, Denio Arantes, falou sobre a importância dessa parceria. De acordo com ele, a iniciativa vem se juntar ao trabalho que o Instituto já realiza. “Abrir nossas portas para os servidores é uma alegria imensa. É nossa obrigação enquanto agentes públicos, entregar o melhor serviço possível, que em nosso caso se traduz em uma educação de qualidade em todos os níveis e modalidades”, afirmou.

 

Primeira oferta

A primeira ação já pactuada entre as duas instituições é o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Administração Pública. O objetivo é formar especialistas capacitados para o exercício das atividades de planejamento e de gestão de programas e projetos de forma mais ágil e sob a perspectiva de ganhos em termos econômicos e de resultados.

A previsão é que a primeira turma seja aberta já no primeiro semestre de 2018, com 10 vagas para os servidores estaduais. O curso terá duração de 18 meses, dos quais 12 serão destinadas ao desenvolvimento das disciplinas e os outros seis focados na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Além disso, a Especialização será ofertada na modalidade semipresencial, com encontros presenciais realizados a cada 15 dias no Campus do Ifes em Colatina. Os profissionais interessados devem ficar atentos à publicação do Edital, que será feita pelo próprio Instituto Federal. O documento contará com o cronograma, pré-requisitos para a concorrência, procedimentos e demais informações.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Esesp
Renan Correia Chagas
renan.chagas@esesp.es.gov.br
Tel.: 3636-6720 / 3636-6719

Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues
Tel.: 3636-5206 / 99949-6018

Texto: Renan Chagas

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard