Governo do Estado do Espírito Santo
28/06/2017 12h48

Supervisores escolares participam de formação continuada

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) deu início, nesta semana, à formação continuada dos profissionais que atuam como supervisores escolares nas onze Superintendências Regionais de Educação (SREs) e na unidade central. A ação conta com a parceria da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

O objetivo é dar maior suporte na atuação desses profissionais, com formas de instrumentalizar e discutir alguns elementos que fazem parte do dia a dia deles. Este foi o primeiro encontro de um total de quatro que estão programados. Neles serão abordados temas variados.

Nesta semana, as atividades foram iniciadas com um debate sobre ‘Mediação de Conflitos na Escola de Educação Básica’. Os próximos momentos vão abordar ‘Direito Aplicado às Atividades de Supervisão Escolar’, ‘Gestão voltada para Resultados’ e ‘Gestão de Documentos de Escolas Ativas e Inativas’.

De acordo com o gerente de Monitoramento de Programas e Projetos, Wolmar Marvilla Melo, a ideia é trabalhar tais assuntos dentro de um contexto de equipe. Por essa razão, além dos supervisores escolares, também participam dos encontros as 11 superintendentes Regionais de Educação e as supervisoras de atividade pedagógica.

“Para conseguir uma atuação cada vez melhor, esse profissional precisa estar bem com ele mesmo e com o grupo em que atua. E o nosso foco aqui é fazer com que ele trabalhe junto com a equipe da SRE que está inserido, de forma colaborativa, entendendo que faz parte de um conjunto”, explicou.

A Supervisão Escolar, no âmbito da Secretaria de Estado da Educação, tem por finalidade zelar pelo cumprimento das normas gerais da educação, acompanhando o desenvolvimento das atividades de ensino nas escolas públicas – estaduais e municipais – e privadas, prestando orientação técnica e contribuindo para a melhoria contínua da qualidade da aprendizagem do aluno e dos serviços educacionais no Estado.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard