18/12/2019 15h45 - Atualizado em 18/12/2019 15h46

Balanço 2019: Esesp foca em inovação e capacita mais de 1,2 servidores

A Inovação foi tema central das iniciativas realizadas pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) durante 2019. Em parceria com o Laboratório de Inovação na Gestão (LAB.ges) da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), a instituição registrou a participação de mais de 1,2 mil servidores nos diversos eventos promovidos ao longo do ano.

Atualmente, a Esesp apresenta um eixo de conhecimento específico para essa área composto por capacitações que têm como foco munir o serviço público de ferramentas, experiências e discussões que auxiliem no desenvolvimento, fortalecimento e disseminação da cultura da inovação dentro do ambiente governamental.

Entre as ações realizadas, estão turmas que abordam metodologias como o Design Thinking, para pensar em soluções criativas e colaborativas para problemas e desafios, e como o Scrum, para promover o gerenciamento ágil de projetos. A Escola de Governo também levou para a sala de aula formações sobre o uso de elementos característicos de jogos nos ambientes organizacionais (Gamificação) e sobre a necessidade de gerir as constantes mudanças características do mundo contemporâneo.

Além dessas iniciativas, foram promovidos diversos encontros sobre ferramentas de inovação, capitaneados pela LAB.ges, que levaram servidores estaduais e municipais a conhecerem e experimentarem esses recursos. Oficinas, MeetUps, cinedebates e encontros também integraram a gama de iniciativas disponibilizadas ao longo do ano.

A diretora-presidente da Esesp, Nelci Gazzoni, falou sobre a importância de fortalecer essa discussão no espaço da Escola. “A inovação é uma das bases que sustentam as orientações estratégicas do Governo. O nosso intuito é usar esse ambiente de aprendizagem para incentivar cada vez mais os processos criativos e a busca por novas formas de entregar valor à sociedade”, disse.