31/10/2019 16h04

Curso oferecido pela Esesp aborda Gestão de Mudanças

“Nada é permanente, exceto a mudança”. A frase atribuída ao filósofo da Heráclito reflete uma realidade bastante atual: os processos de transformação cada vez mais constantes e em velocidade mais rápida que marcam a sociedade contemporânea e que afetam diretamente a rotina e a maneira de atuar das instituições públicas.

Foi para refletir sobre esses processos e aceitá-los como parte natural das organizações que servidores públicos do Governo do Estado e de prefeituras municipais participaram, nesta semana, do curso “Gestão de Mudanças”, promovido pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). A capacitação foi lançada neste ano e integra o eixo de conhecimento chamado Inovação.

O objetivo foi levar os participantes a compreenderem a dinâmica dos impactos das mudanças causadas por projetos de diversas naturezas, permitindo serem capazes de planejar ações para transição de pessoas, processos ou mesmo de sistemas na administração pública, dominando aspectos técnicos e comportamentais.

De acordo com o especialista em Gerenciamento de Projetos e mestrando em Administração, Marcus Gregório, que conduziu a formação, esse tema é de fundamental importância para o serviço público, que é marcado pela tarefa de atender às demandas da sociedade. “São demandas cada vez mais mutantes e que, muitas vezes, são externas às organizações”, disse.

Como exemplo, Gregório apontou a implantação de um novo sistema, situação que envolve alteração ou revisão de processos, novos conhecimentos dos colaboradores e que pode causar certo receio. Por isso, a condução dessa substituição precisa mostrar que a decisão foca em algo maior, como a melhoria dos gastos, dos processos e da eficiência pública.

O docente explicou ainda que as instituições precisam estar preparadas para lidar com esses momentos. “Tais mudanças exigem uma gestão estruturada, planejada e que possa conduzir esse processo aos resultados e metas esperados, realizando uma transição positiva, tranquila e sem atritos. A sociedade está em constante mutação e o serviço público precisa refletir as novas exigências e posturas”, completou.

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