22/08/2017 17h49

Educação Financeira abre novo ciclo do ‘Geração Ativa’

Foi dado início ao novo ciclo de 2017 do Programa de Preparação para a Aposentadoria – Geração Ativa. Nesta terça-feira (22), servidores públicos estaduais de diferentes faixas etárias se reuniram durante o primeiro encontro da ação com um objetivo em comum: aprender a lidar melhor com o dinheiro.

O momento foi conduzido pelo professor e economista Leonardo Cassa. O objetivo é inovar com informações, procedimentos e resultados nas relações com o dinheiro, elevando a autoestima dos participantes e contribuindo para o desenvolvimento da capacidade de gerenciamento sobre as finanças.

Além disso, Leonardo derrubou alguns mitos comuns quando o assunto é economia. Para isso, os participantes foram convidados a imaginar a qualidade de vida que desejam ter, estimulados a adotar rotinas e práticas que auxiliam na boa utilização das finanças e conheceram métodos para reorganizarem o orçamento pessoal e familiar.

O palestrante esclareceu que os métodos e escolhas sobre as maneiras de poupar e investir devem variar de acordo com cada pessoa. Ele explicou, por exemplo, que as decisões tomadas por aqueles que já estão perto de se aposentar devem ser diferentes daquelas adotadas por quem ainda tem um caminho maior pela frente.

“O ideal é começar o mais cedo possível, mas nem sempre nos preparamos para isso. Então são duas etapas. A primeira é reforçar para os mais jovens que é importante começar desde agora. Já para quem ainda não começou, nossa tentativa é demonstrar como administrar aquilo que eles têm”.

Entre os presentes na sala estava a cabo do Corpo de Bombeiros Kezia Pimentel. Aos 27 anos, dos quais oito são dedicados ao serviço público, ela contou que se interessou pelo tema e viu nele uma oportunidade de fortalecer práticas que já adota. Para Kezia, saber usar o recurso financeiro é uma tarefa que ela vem aprendendo desde cedo com a família.

“Minha mãe sempre me educou a pensar no futuro. O dinheiro sempre foi pouco e ela sempre fazia malabarismo para controlar as contas. Agora que tenho a minha independência financeira, eu procuro planejar minha vida. E tem ido bem. A palestra me chamou a atenção justamente por dar orientações sobre o uso desse dinheiro”, explicou.

A pouco menos de um ano para se aposentar, o também bombeiro militar tenente coronel Jorge Bertulane enxergou no encontro a chance de se preparar para essa nova fase da vida. “Eu tenho pensado muito sobre como vai ser esse momento, venho me planejando. E o programa vem ajudar em todo esse processo todo”, concluiu.

 

Geração Ativa

O ‘Geração Ativa’ é um programa de preparação para a aposentadoria desenvolvido pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) e com o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM).

O intuito de oportunizar aos servidores públicos do Poder Executivo do Estado do Espírito Santo uma transição trabalho-aposentadoria bem planejada. Para isso, são realizados de ciclos de palestras informativo-vivenciais com temas relevantes para os servidores que desejam se preparar para essa nova etapa. Podem participar profissionais de qualquer faixa etária.

A próxima atividade prevista terá o tema “Relações Sociais: não estarei sozinho” e está marcada para o dia 20 de setembro.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues
vitor.rodrigues@seger.es.gov.br
Tel.: 3636-5206 / 99949-6018

Assessoria de Comunicação da Esesp
Renan Correia Chagas
renan.chagas@esesp.es.gov.br

Tel.: 3636-6720 / 3636-6719

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard