16/07/2019 10h58 - Atualizado em 16/07/2019 11h01

Esesp capacita servidores da Educação de Vila Velha

A Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) iniciou, nessa segunda-feira (15), um curso de capacitação sobre Gestão Escolar para cerca de 40 servidores da Prefeitura de Vila Velha. O objetivo é contribuir para o aperfeiçoamento de gestores escolares a partir de informações e conhecime ntos que podem ajudá-los em uma execução mais eficiente e eficaz das suas tarefas. Além disso, o intuito é capacitar para novas propostas educacionais priorizando o Projeto Político Pedagógico.

Os encontros são realizados no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no Centro de Vila Velha, e são comandados pela doutora em Educação e docente credenciada da Escola de Governo, Shênia Venturim. Este é o primeiro de uma série de cursos que a Esesp vai realizar em parceria com a Prefeitura do município.

A diretora-presidente da Esesp, Nelci Gazzoni, falou sobre a parceria firmada. “Nossa tarefa é contribuir para que os servidores possam se adaptar às diferentes realidades e às constantes atualizações do serviço público. Para isso, é necessário unir forças e trabalhar de forma colaborativa, como estamos fazendo”, disse.

De acordo com a subsecretária de Administração de Vila Velha, Neide Moreira, a participação da Esesp possibilitará a oferta de continuação continuada aos servidores da cidade, contribuindo diretamente para as atividades que eles realizam. “nesse caso, o curso incentivará a reflexão sobre a gestão democrática e o desenvolvimento de práticas colegiadas de gestão no ambiente escolar'”, disse.

Além do curso de Gestão Escolar, a instituição levará outras seis formações em diferentes áreas de conhecimento para os servidores do município.

Novas competências na Gestão Municipal

As ações de capacitação dos servidores municipais são realizadas dentro do programa ‘Novas Competências na Gestão Municipal’, que leva até as cidades capixabas as formações promovidas pela Esesp. Para isso, os municípios são divididos em 10 grupos, denominados ‘Territórios do Conhecimento’, sendo cada um dos territórios atendido de acordo com a demanda apresentada.

Texto: Renan Chagas

3636-6720 / 3636-6719