17/09/2019 16h46

Esesp capacita servidores da Fapes em Scrum e Kanban

Cerca de 25 servidores da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) estão tendo acesso a uma metodologia de gestão ágil. Nesta semana, os profissionais participam da “Capacitação Scrum e Kanban”, que é ofertada pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

O curso tem o objetivo de levar os participantes a elaborarem e gerenciarem produtor na administração pública considerando aspectos técnicos e comportamentais das equipes, além de conhecerem as principais diferenças entre o planejamento tradicional e o planejamento ágil, incentivando uma mudança de cultura.

A ação é comandada pelo servidor e MBA em Gerenciamento de Projetos, Rodrigo Zambon. Os encontros foram iniciados nesta terça-feira (17), no Laboratório de Inovação da Esesp (Lab.Esesp).

Entre os cursistas presentes na turma está a diretora técnica da Fapes, Denise Rocco. De acordo com ela, o objetivo desse curso é buscar uma ferramenta que pudesse ajudar, efetivamente, nas atividades que a Fundação realiza. Após uma servidora da sua equipe participar de uma oficina similar ofertada pela Esesp e relatar a experiência, a organização decidiu solicitar uma turma.

 “A Fapes possui uma equipe diversificada que atua em diversos projetos, dos regulares àqueles mais específicos. A nossa intenção é potencializar esse trabalho conhecendo novas maneiras de atuar, sempre em equipe. Nesse contexto, o Scrum e o Kanban vêm para somar”, disse Denise Rocco.

Conheça o Scrum

O Scrum é uma ferramenta para gerenciamento ágil desenvolvido inicialmente como uma forma mais adaptável, eficaz e confiável para tornar mais rápida a criação de softwares para o setor de tecnologia. Os resultados positivos fizeram com que a proposta fosse ampliada para outros espaços e funções.

A ideia do Scrum é trabalhar em ciclos curtos de tempo (chamados de sprints), onde a equipe trabalhará em partes específicas que trazem mais valor ao projeto. A ideia é que, ao final de cada um desses ciclos, o cliente ou o usuário tenha acesso a uma parte do produto ou serviço que está sendo desenvolvido para testá-lo e verificar se estão na direção certa.

Conheça o Kanban

O Kanban é um método de programação e acompanhamento da produção. Junto com o Scrum, ela pode ser utilizada para mapear as atividades desenvolvidas pela equipe, identificando, por exemplo, o tempo que cada ação leva para ser concluída, os pontos que precisam de maior atenção e aqueles que estão seguindo da maneira esperada.

Texto: Renan Chagas

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Esesp
Renan Correia Chagas
renan.chagas@esesp.es.gov.br
3636-6720 / 3636-6719

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard