09/06/2022 17h15 - Atualizado em 01/07/2022 13h41

Esesp e IJSN participam da abertura da 5ª turma da capacitação em Ordem Pública e Segurança Cidadã

A Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) participou da cerimônia de abertura da 5º turma do curso de capacitação em Ordem Pública e Segurança Cidadã, que aconteceu nesta quinta-feira (09), no Auditório anexo na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) Mariano Ferreira de Nazareth, no Centro de Domingos Martins.

Esta capacitação encerra o ciclo de ações que tem por objetivo subsidiar ações estratégicas de controle e prevenção à criminalidade e à violência do Observatório da Segurança Cidadã (OSC/ES), coordenado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) no âmbito do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

A diretora presidente da Esesp, Nelci Gazzoni, frisou o estreitamento da parceria com o IJSN e a Sesp ao longo desse ciclo, que deve continuar. “Já detectamos que surgiram demandas das prefeituras, que entraram em contato conosco, para saber mais a respeito do tema. Então, estamos sempre à disposição, seja com nossa grade de cursos já existentes ou para construir outras capacitações, dentro que for solicitado pelos vários órgãos públicos existentes. Acessem nosso site [www.esesp.es.gov.br] e entrem em contato. Estamos sempre de portas abertas”, pontuou.

A palestra da aula inaugural foi do diretor-presidente do IJSN, professor Daniel Cerqueira, que lembrou que a demanda desse tema surgiu em meio à pandemia, e foi trazida pela Federação Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança do Espírito Santo (Feconseg/ES).

“A partir dessa solicitação foi construído o curso, que está seguindo os preceitos do programa Estado Presente em Defesa da Vida, com ênfase em dados de investigação científica, trabalho coordenado de inteligência das polícias e participação da sociedade. O Estado está investindo muito ao contratar novos policiais, realizando diversos treinamentos com todo efetivo e comprando equipamentos. Além disso, estamos trazendo a sociedade para participar. Segurança não é um tema do Estado e, sim, uma demanda da população. Estamos caminhando para ouvi-la cada vez mais”, afirmou Cerqueira.

Já a coordenadora do curso, Bárbara Cabalero, reforçou que o curso é voltado para lideranças comunitárias e servidores municipais engajados na área de segurança pública. “O objetivo é resgatar a participação da sociedade no planejamento das políticas de segurança. O Espírito Santo já teve mais de 100 conselhos comunitários ativos e hoje tem menos de 30. A gente quer resgatar esse engajamento, essa atuação social em conjunto com o Estado. Vamos dar continuidade, trazendo outras ações do Estado, na reconstrução dos conselhos comunitários ainda este ano”, garantiu.

Leonardo Santos e Silva
leonardo.silva@esesp.es.gov.br