06/12/2017 17h05 - Atualizado em 06/12/2017 19h27

Esesp e Insper darão início à formação de lideranças do Estado

A Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) está dando um importante passo para potencializar a emergência e o fortalecimento de lideranças públicas no Estado. A instituição dará início, nesta semana, à primeira turma da formação de líderes, desenvolvida em parceria com a instituição de ensino superior e de pesquisa – Insper.

A proposta é promover o desenvolvimento pessoal e profissional do servidor público com a formação de novas lideranças com foco na criatividade e na inovação, conforme previsto nas orientações estratégicas do Governo 2015-2018. Os encontros serão iniciados nesta quinta-feira (07), na própria Esesp, e contam com o apoio da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger).

De acordo com a diretora-presidente da Escola de Governo, Dângela Bertoldi Volkers, essa é uma iniciativa que vem propor o aprendizado permanente e contínuo desses profissionais, visando aos desafios da contemporaneidade.

“Dentro das instituições públicas, o lugar do gestor público acaba se destacando e se revestindo de importância. Esse agente precisa disponibilizar à organização um leque de competências para uma gestão pública com resultados, que variam desde aspectos legais de modelagem organizacional até os comportamentos e traços de personalidade. Esses são instrumentos fundamentais e que impactam os produtos que entregamos à sociedade”, disse.

A formação de lideranças faz parte do projeto “Escola de Líderes”, que foi lançado pela Esesp em 2015 e inclui uma série de cursos e outros eventos educacionais que já são desenvolvidos pela Escola de Governo. A proposta, agora, é que esses momentos de capacitação contem também com a expertise do Insper nesse processo.

Essa formação é indicada a gestores públicos das esferas estratégica, tática e operacional, assessores especiais, potenciais lideranças localizadas no ambiente organizacional do Poder Executivo Estadual. A primeira turma está sendo composta por profissionais que desenvolvem ações alinhadas às estratégias do Governo.

No total, serão realizados três encontros, com duração de dois dias cada. Além das aulas desta semana, as próximas atividades serão realizadas nos dia 14 e 15 de dezembro e 25 e 26 de janeiro. A coordenação, o corpo docente e a certificação serão realizados pelo Insper.

Segundo a diretora técnica da Esesp, Sylvana Torres, o Espírito Santo mostra que está à frente ao realizar uma ação com esse foco, trazendo uma visão macro e garantindo a continuidade e sustentabilidade das boas práticas nas políticas públicas. Ela ainda fortaleceu que essa é uma parceria que vai gerar bons frutos.

“A Esesp leva em consideração o repertório intelectual que o Insper possui e que pode agregar valor às nossas práticas. Por isso, além dos nossos gestores, parte do nosso corpo docente também vai estar presente em sala durante toda a ação, participando do debate e da interlocução com os profissionais da instituição parceira”, explicou. .

Entre as propostas temáticas a serem trabalhadas durante a formação estão: o desenvolvimento de lideranças; os níveis e complexidade das lideranças para gerir equipes e os ambientes; modelos de negócios e estratégias e as alavancas de performance organizacional, entre outras.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Esesp
Renan Correia Chagas
renan.chagas@esesp.es.gov.br
Tel.: 3636-6720 / 3636-6719

Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues
Tel.: 3636-5206 / 99949-6018

Texto: Renan Chagas

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard