13/03/2020 18h42 - Atualizado em 13/03/2020 19h06

Esesp e SEDH lançam capacitação sobre diversidade sexual e gênero

A Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) está com uma novidade em sua agenda de cursos para este mês. Pela primeira vez, a instituição realizará uma capacitação focada no tema “Diversidade Sexual e Gênero”, que foi desenvolvida em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH).

O objetivo é promover discussões e reflexões sobre essa temática entre servidores públicos, visando à qualificação dos atendimentos prestados à população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT+), a partir de uma perspectiva de considerar suas especificidades e inseri-los efetivamente na rede de serviços e políticas públicas.

Os encontros serão comandados pela mestra em psicologia Marina Bernabé. De acordo com a docente, falar sobre diversidade sexual é falar diretamente sobre direitos humanos, dignidade, respeito e redução de violência. Marina Bernabé reforça que o Brasil é o país que mais mata população LGBT+ no mundo.

“Essa situação torna o assunto uma questão urgente da sociedade, pois interfere na vida de todos os cidadãos, independente de pertencerem à sigla ou não. Além disso, o preconceito e a discriminação contra essa população, elementos propulsores para a violência, advêm da falta de acesso às informações adequadas”, explicou a psicóloga.

Além disso, a Marina Bernabé também falou sobre a importância de levantar essa discussão no âmbito do Poder Público. “O servidor deve estar preparado para ofertar um atendimento de qualidade para toda a população, visando ao desenvolvimento da sociedade, o que passa por trabalhar com os fatores que produzem a violência e a falta de acesso às políticas públicas”, completou.

A primeira turma será realizada nos dias 17 e 18 de março, das 9h às 12h30, na sede da Esesp, que fica localizada no bairro Morada de Camburi, em Vitória. As inscrições estão abertas e seguem até a próxima segunda-feira (16). No total, 40 vagas estão sendo disponibilizadas.

Inscrição

Para participar do curso “Diversidade Sexual e Gênero”, os servidores estaduais e aqueles que atuam em empresas de economia mista devem procurar o setor de Recursos Humanos (RH) do órgão em que atuam para informar o interesse.

Já os profissionais das prefeituras e membros de órgãos parceiros que têm Termo de Cooperação firmado com a Escola de Governo devem preencher a ficha de pré-inscrição no site da Esesp e enviá-la por e-mail para inscricao@esesp.es.gov.br.