Governo do Estado do Espírito Santo
18/08/2017 16h51

Esesp e Sesa capacitam tutores para curso on-line

Apoiadores técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) participaram, nesta quinta-feira (17), de uma capacitação sobre tutoria em Educação a Distância (EaD), promovida em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). O foco é preparar os profissionais que vão atuar no Curso Básico em Vigilância Sanitária on-line.

Esse foi o primeiro curso promovido pelas duas instituições para preparar esses técnicos. Foram abordadas questões pedagógicas e técnicas. O encontro ocorreu em um dos laboratórios de informática da Escola de Governo.

Segundo a Instrutora e enfermeira educadora Luciene Borlotte, essa foi a oportunidade de os participantes conhecerem o perfil necessário dos tutores da EaD. “Estamos qualificando os tutores para a obtenção de competências para que eles possam fazer a diferença e agregar não somente conteúdo, mas empoderar os cursistas para que eles cheguem e apliquem os conhecimentos no seu dia a dia do trabalho”, disse.

Essa capacitação inicial prevê ainda um segundo encontro, programado para a próxima quarta-feira (23). Desta vez, a equipe de Educação a Distância da Esesp vai levar conhecimentos mais específicos sobre o funcionamento da plataforma, técnica avaliativa, como proceder no ambiente virtual e como manusear as ferramentas disponíveis para melhor atender aos cursistas.

O curso

O Curso Básico em Vigilância Epidemiológica é uma ação da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Esesp, que tem por objetivo capacitar servidores públicos estaduais e Municipais, lotados na Vigilância em Saúde ou na Atenção Primária das quatro regiões de saúde do Espírito Santo sobre os princípios básicos do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica, visando à melhoria da capacidade de resposta e promovendo assim a implementação qualitativa dos serviços de vigilância dos municípios.

Ofertado até então na modalidade presencial, a formação será disponibilizada pela primeira vez no formato on-line, permitindo que um maior número de servidores seja beneficiado. A capacitação foi adaptada do Básico de Vigilância ofertado pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a técnica da Vigilância Epidemiológica da Sesa Priscilla Nader, serão abertas quatro turmas. A primeira delas está prevista para começar no início de setembro, atendendo a 120 profissionais. O curso será composto por cinco módulos, distribuídos igualmente em 10 semanas de capacitação.

Priscila também explicou que na modalidade a distância é possível ampliar o acesso a esse curso. “É nossa pretensão chegar aos 78 municípios capixabas com mais facilidade e menos custos”, disse.

Além das ferramentas que já estão disponíveis na plataforma da EaD – como chats, videoaulas e fóruns -, os cursistas também vão contar com uma novidade: uma personagem virtual criada exclusivamente para realizar a explicação de alguns conteúdos. A proposta prevê, ainda, que as atividades sejam discursivas, de modo que os participantes possam externalizar conhecimento e experiências de forma crítica reflexiva.

 

EaD

A parceria com a Esesp para a abertura do curso na modalidade a distância surgiu por conta da experiência exitosa que a Escola de Governo vem registrando nas ofertas on-line. Para a diretora-presidente da Esesp, Dângela Bertoldi Volkers, essa soma de forças vem agregar benefícios para o serviço público, tornando mais democrático o acesso ao conhecimento e gerando transformações.

“A opção pela plataforma on-line faz parte de um movimento que a Esesp deu início em 2015. Em dois anos, obtivemos mais de 3,5 mil capacitados somente nessa modalidade de ensino. E vamos ampliar ainda mais, dar mais oportunidades aos servidores de todo o estado por meio de parcerias como essa, firmada com a Sesa”, concluiu Dângela.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Esesp
Renan Correia Chagas
renan.chagas@esesp.es.gov.br
Tel.: 3636-6720 / 3636-6719

Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues
Tel.: 3636-5206 / 99949-6018

Texto: Renan Chagas

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard