Governo do Estado do Espírito Santo
23/09/2019 18h03

Esesp inicia testes com avaliação on-line de cursos

A Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) iniciou, neste mês de setembro, os testes com uma plataforma on-line para avaliação de cursos e demais soluções educacionais. O objetivo é disponibilizar aos servidores uma maneira mais rápida, fácil, prática e dinâmica de mensurar a qualidade das ações ofertadas pela instituição.

As avaliações são utilizadas no encerramento de cada uma das formações e são usadas pelos participantes para dar um retorno sobre a experiência passada durante o curso, apontando os pontos positivos de cada uma delas e identificando questões que podem ser melhoradas. O instrumento aborda desde a participação do cursista em sala de aula até a aplicação do conteúdo apresentado no dia a dia de trabalho.

De acordo com o gerente de Desenvolvimento de Talentos Humanos da Esesp, Marcos Villas Bôas, as avaliações digitais vão dar mais agilidade na coleta e no tratamento de dados, gerando informações importantes que serão usadas para o processo de melhoria das soluções educacionais e garantir que elas atendam às reais necessidades de aprendizagem do serviço público.

“Hoje em dia contamos com excelentes ferramentas, muitas vezes gratuitas, que podem dinamizar e potencializar o trabalho que realizamos. Para além desse ganho, também focamos na sustentabilidade. Hoje os formulários são impressos e podem ser usados uma única vez. A partir de agora, eles serão substituídos por um questionário virtual, o que significa uma redução no uso do papel”, explicou Villas Bôas.

De acordo com a diretora-presidente da Escola, Nelci Gazzoni, a iniciativa vai ao encontro da postura do Governo do Estado, que vem incentivando cada vez mais a cultura da inovação e a utilização de ferramentas digitais, como é o caso do Sistema e-Docs. Para Nelci Gazzoni, esse papel é fundamental para garantir um atendimento mais efetivo às demandas do mundo contemporâneo.

“O Governo do Estado está se modernizando a cada dia. A Esesp, enquanto instituição que tem como missão disseminar conhecimentos para a melhoria das organizações públicas, precisa seguir esse fluxo. A sociedade exige instituições que sejam mais adaptáveis e mais velozes. Nosso papel como servidores é buscar soluções para esses desafios”, disse.

A aplicação dos questionários on-line foi iniciada nas capacitações realizadas nos laboratórios de informática da Esesp para verificar as funcionalidades. Na última semana, o teste foi realizado com algumas turmas, utilizando os celulares dos próprios cursistas e a rede de internet sem fio na Escola de Governo.

A intenção é que essa experiência siga durante todo o mês de outubro, quando serão realizados os ajustes necessários. A partir de então, a previsão é que 100% das avaliações passem a ser realizados na por meio da plataforma virtual.

Texto: Renan Chagas

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Esesp
Renan Correia Chagas
renan.chagas@esesp.es.gov.br
3636-6720 / 3636-6719

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard