16/07/2019 13h25

Esesp lança curso sobre Cidadania e Movimentos Sociais

Os servidores estaduais e municipais já podem contar com uma nova formação ofertada pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). Para o mês de julho, a instituição abriu pela primeira vez uma turma do curso “Cidadania e Movimentos Sociais”, programado para ocorrer entre os dias 22 e 26 de julho.

O objetivo do curso é disponibilizar conhecimentos e informações que contribuam para efetivar a participação social nos espaços políticos, compreendendo as diferentes vozes e respeitando as suas histórias e as demandas apresentadas por elas. É o que explica a diretora-presidente da Esesp, Nelci Gazzoni.

“A política é extremamente importante em nossa vida em diversos âmbitos, a sua construção conta com a participação dos movimentos sociais e passe por processos que garantem a cidadania de diversos grupos. A nossa intenção é criar um espaço onde histórias e opiniões diferentes não sejam vistas como inimigas ou opostas, mas como sejam usadas para somar e construir novos caminhos para o futuro”, disse Nelci Gazzoni.

O curso

De acordo com a docente credenciada da Escola de Governo Danielle Laudino, os participantes poderão conhecer melhor como nasceram os movimentos sociais e os impactos que eles trouxeram na atualidade. Para ela, é preciso conhecer as lutas, reconhecer as conquistas desses grupos.

“É comum que tenhamos dificuldade em valorizar aquilo que não conhecemos. Mas é fundamental entendermos que tudo o que temos ou construímos enquanto sociedade passou por um movimento social em algum momento da história. Nossa função será identificar os movimentos que nos trouxeram até aqui e qual o contexto que vivemos hoje”, explicou.

A docente também falou sobre a importância desse debate no serviço público. Segundo a profissional, toda essa discussão já faz parte da agenda atual e, por essa razão, não é aconselhável ignorar essas demandas. Além disso, destacou, esse é um debate que deve envolver a todos.

“Os gestores precisam entender que o público mudou, que as pessoas estão mais empoderadas e conhecedoras dos seus direitos. E são os servidores que vão lidar com essas novas demandas e que, muitas vezes, serão responsáveis por conhecer os direitos e deveres dos cidadãos atendidos por eles”, ressaltou Danielle Laudino.

Inscrição

A primeira turma do curso “Cidadania e Movimento Sociais” está com inscrições abertas e o prazo para solicitar a participação termina nesta quita-feira (18). No total, são 35 vagas disponíveis. Os encontros serão realizados entre a próxima segunda-feira (22) e sexta-feira (26), na sede da Esesp, em Vitória.

O procedimento de inscrição varia de acordo com os interessados. No caso dos servidores estaduais e aqueles que atuam em empresas de economia mista, é preciso procurar o setor de Recursos Humanos do órgão onde atuam para informar o interesse.

Já os profissionais das prefeituras e membros de órgãos parceiros que possuem Termo de Cooperação firmado com a Escola de Governo devem preencher a ficha de pré-inscrição no site da Esesp e enviá-la por e-mail para inscricao@esesp.es.gov.br.

Texto: Renan Chagas

Tel.: 3636-6720 / 3636-6719