Servidores estaduais e municipais estiveram reunidos, na manhã desta terça-feira (11), para pensar o serviço público a partir dos pontos de vista ético e orçamentário. Desta vez, o Encontro de Mobilização promovido pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) foi sediado em Aracruz, para mais de 150 pessoas.
O evento teve o objetivo de promover um momento de reflexão entre os profissionais sobre como as atitudes diárias influenciam diretamente as entregas feitas à sociedade e impactam a busca pelo serviço público desejado. Para isso, os docentes Ezimar Bravin e João Luiz Borges levaram um debate dinâmico e interativo, convidando cada um dos presentes a adotarem uma atitude protagonista em seus ambientes de trabalho.
O momento contou com a participação do comandante do 5° Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Porto; do subcomandante, major Bissoli; da secretária de Ação Social de João Neiva, Lucia Helena da Silva; do secretário de Administração de Aracruz, Luciano Forrechi; da chefe da 13° Delegacia Regional, Andreia Pereira; e da diretora-presidente da Esesp, Dângela Bertoldi Volkers.
O comandante Porto deus as boas-vindas ao público e destacou a importância da parceria entre a PMES, as prefeituras e a Esesp para levar mais opções de formação para a região. “O nosso trabalho precisa ser entendido como algo que dura, que é para o futuro. O legado que queremos deixar aqui é o da oportunidade, do estudo, do ensino e do planejamento dentro de nossa unidade. O foco é sempre prestar um bom serviço para a sociedade”, disse.
Já a diretora-presidente da Esesp comemorou o auditório cheio e fortaleceu que não é possível chegar ao serviço público sonhado, tema que norteou a palestra, sem o trabalho em conjunto. Ela ainda destacou a importância de promover esses momentos de reflexão, ação que pode gerar a reavaliação e mudanças de práticas.
“É papel nosso, enquanto servidor público, cuidar dos cidadãos. O Governo Estadual tem feito esse papel e assumido o desafio de cuidar das pessoas. É assim que conseguiremos garantir o presente que queremos e o futuro que sonhamos. E cada um de nós pode ajudar nesse processo, ser protagonista nessa história”, declarou.
O Encontro de Mobilização é uma das atividades previstas pela Esesp para o ano. Além do debate sobre temas importantes, o momento também marca o início das capacitações no Território do Conhecimento ‘Rio Doce’, que engloba Aracruz e os municípios das redondezas. A primeira formação é ‘Gestão de Conflitos, com a docente Sophia David, que foi iniciada também nesta terça-feira, no período da tarde.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Esesp
Renan Correia Chagas
renan.chagas@esesp.es.gov.br
Tel.: 3636-6720 / 3636-6719
Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues
Tel.: 3636-5206 / 99949-6018
Texto: Renan Chagas