13/03/2020 19h06

Esesp promove primeira turma de oficina sobre Power BI

A Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) realiza, nesta semana, a primeira turma da oficina “Power BI – Nível I”, uma das novidades trazidas pela instituição na agenda de cursos deste mês. Mais de 20 profissionais, entre servidores estaduais e municipais, participam da capacitação, que é realizada na sede da Escola, em Vitória.

A oficina tem como objetivo apresentar as funcionalidades do software Power BI, utilizado para análise de dados, possibilitando aos participantes aprender os comandos básicos da ferramenta, fazer a sua integração com planilhas Excel e produzir relatórios com informações mais eficientes e de qualidade.

A formação é comandada pelo especialista, funcionário do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e docente da Esesp, Vilker Pessin. Lançada neste ano, a capacitação passou a integrar o eixo de Inovação da Esesp, que traz soluções educacionais focadas no desenvolvimento, fortalecimento e disseminação da cultura da inovação dentro do ambiente governamental.

De acordo com o docente, o Power BI traz uma série de funções que permitem coletar, organizar, analisar, compartilhar e monitorar informações. “A partir do cruzamento dessas informações, podemos chegar a uma visão mais macro do nosso negócio, melhorar as práticas de mercado e a tomar decisões mais assertivas”, explicou.

Alta procura

A primeira turma de Power BI também apresentou uma alta procura por parte dos servidores. De acordo com a Gerência de Secretaria Escolar (Gese), as 24 vagas disponibilizadas foram preenchidas em poucos minutos após a abertura das inscrições. De acordo com a diretora-presidente da Esesp, Nelci Gazzoni, isso mostra um interesse em trazer novas ferramentas para o serviço público.

“Cada vez mais a sociedade cobra das instituições públicas respostas mais rápidas e com qualidade. Isso se transforma em um desafio para o serviço público, que precisa se adaptar à nova realidade. Por isso, tentamos buscar no mercado o que tem de mais novo e funcional para trazer aos nossos profissionais. Saber que a procura foi grande mostra que estamos no caminho certo”, disse.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Esesp
Renan Correia Chagas
(27) 3636-6720 / 3636-6719
renan.chagas@esesp.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard