20/12/2019 18h58

Esesp registra 12 mil capacitados nas demandas específicas em 2019

Muito além da oferta das capacitações que já fazem parte do seu portfólio de cursos, a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) também focou na construção de soluções educacionais personalizadas para desafios das organizações públicas. Atendendo a áreas como Segurança Pública, Saúde e Educação, essa categoria resultou em um total de 12 mil capacitados em 2019.

De forma geral, foram atendidas 20 instituições, entre secretarias e órgãos da Administração Direta e Indireta. Essas parcerias originaram a realização de 33 projetos, como o desenvolvimento de cursos presenciais e a distância, consultorias, oficinas e programas de capacitação.

A diretora-presidente da Esesp, Nelci Gazzoni, falou sobre essa iniciativa. “O Governo do Estado possui diversas frentes de atuação e cada uma dessas frentes tem características particulares. Por isso, as necessidades também são diferentes. Para uma atuação mais assertiva, focamos em propor, elaborar e disponibilizar ações com base nessas individualidades”, comentou. 

Conheça alguns projetos:

Junto à Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), a Esesp realizou mais de 100 turmas do curso de “Introdução ao Sistema Corporativo de Gestão de Documentos e Processos do Governo do Estado”, o “e-Docs”. No total, 2.714 servidores puderam conhecer e experimentar as funcionalidades do sistema que já está em uso.

A Secretaria da Educação (Sedu) também trabalhou em conjunto com a escola. Ao longo de 2019, foram realizadas ações como a formação de gestores escolares, o evento “Diálogos sobre Gestão Escolar”, com foco no fortalecimento do protagonismo juvenil e o projeto “Pré-Enem Digit@l”, que levou aulas preparatórias para cerca de 2 mil estudantes do Ensino Médio.

A parceria com a Secretaria da Saúde (Sesa) permitiu a realização do curso de “Aperfeiçoamento sobre Fundações Estatais no Sistema Único de Saúde (SUS)”, que foi ministrado por profissionais do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (Idisa). O intuito foi contribuir para a qualificação da gestão estadual das políticas públicas nesta área.

A Segurança Pública também foi atendida com ações personalizadas. Foi promovida uma formação sobre liderança para membros da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e um curso sobre a qualidade do atendimento prestado aos cidadãos para membros da Polícia Civil (PCES).

Já a Secretaria da Justiça contou com a Esesp para a realização do seu programa de formação, que reuniu gestores de todas as unidades prisionais do Espírito Santo, com uma série de discussões e vivências. E junto à Vice-Governadoria, a Esesp realizou oficinas focadas no empreendedorismo como política pública para valorização das mulheres do Estado dentro do programa “Agenda Mulher”.

De acordo com Nelci Gazzoni, esses são apenas alguns exemplos do trabalho realizado ao longo do ano. “Tivemos a alegria de firmar grandes parcerias nos últimos 12 meses. Foram iniciativas que geraram um grande impacto e que contribuíram para que projeto e programas fossem implantados. O nosso papel é disseminar o conhecimento necessário para que a sociedade encontre um serviço público cada vez melhor”, completou.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Esesp
Renan Correia Chagas
(27) 3636-6720 / 3636-6719
renan.chagas@esesp.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard