Governo do Estado do Espírito Santo
04/05/2022 13h50 - Atualizado em 04/05/2022 14h01

Esesp repete parceria de sucesso com Polícia Civil

A Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) realizou, nessa terça-feira (03), a aula inaugural da “segunda convocação” da fase on-line do Curso de Formação Profissional da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES). O curso vai ter ainda a fase presencial, que será realizada na Academia da Polícia Civil do Espírito Santo (Acadepol). Essa é a última etapa do concurso público Edital nº 001/2018.

Nesta etapa, foram ofertadas 158 vagas, sendo 83 para investigadores de polícia, 10 para médicos legistas, 30 para peritos, 10 para psicólogos, 08 para assistentes sociais e 17 para auxiliares de perícia Médico-legal.

A diretora-presidente da Esesp, Nelci Gazzoni, disse que esta será uma fase de muito aprendizado e que o Governo do Estado se empenhou bastante para chegar nesta fase. “É uma sensibilidade do governador Renato Casagrande em chamar essa segunda turma. Ele sempre nos coloca isso como missão. Fazer o melhor para a população capixaba”, disse.

Para o diretor da Acadepol, delegado Robson Alves Damasceno, a Polícia Civil do Espírito Santo está focada nas virtudes do compromisso público, da preocupação com a qualidade e na eficiência do atendimento ao cidadão. “Já são 418 novos policiais nomeados nesta gestão para a defesa de nossa sociedade em 2021”, pontuou.

O delegado-geral da Polícia Civil do Espírito Santo, José Darcy Arruda, lembrou do esforço realizado para a realização deste edital e o quanto foi importante para que a PCES realize um trabalho de qualidade para a população capixaba. Ele ressaltou a vocação de quem escolheu o concurso na área de Segurança Pública. “Ser policial é olhar de forma diferenciada. É servir e proteger”, destacou.

Quem também esteve presente na aula inaugural foi o ex-secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, que agradeceu ao Governo do Estado, toda atenção à pauta da segurança pública, por meio do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. “Missão dada é missão cumprida. Missão não tem horário, não tem dia. Vocês vão servir ao povo capixaba, de norte a sul do Estado”, frisou Ramalho, aos alunos.

Já o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Márcio Celante, lembrou que o Espírito Santo apresenta os menores índices de violência dos últimos anos, fruto de, aproximadamente, 105 milhões de reais de investimentos em diversas áreas da segurança pública, como obras e equipamentos, o que possibilitou um salto de gestão. “São melhores condições de trabalho, equipamentos modernos e tecnologias para que vocês, alunos, após a conclusão deste curso, possam desempenhar um trabalho de qualidade em prol da sociedade capixaba”, salientou Celante.

Algumas importantes conquistas institucionais e sociais nesta convocação:

Em relação ao cargo de investigador de polícia, os 83 novos policiais vão finalizar completamente a vacância do cargo. Lotados em unidades policiais do interior, os novos investigadores vão fortalecer investigações, além de ampliar plantões do Projeto Teleflagrante.

Em relação ao cargo de perito oficial criminal, os novos peritos vão reforçar o atendimento em diversas unidades periciais do interior do Estado, agilizando a emissão de laudos e melhorando a produção de provas técnicas.

Já em relação aos cargos de psicólogo e assistente social, esses novos especialistas ampliarão os cuidados em saúde policial e a qualidade dos projetos sociais da Polícia Civil, além do acolhimento de vítimas nas delegacias especializadas.

Os novos médicos-legistas e auxiliares de Perícia Médico-Legal vão dinamizar a produção de exames de corpo de delito em todo o Estado. As aulas têm previsão de término no dia 18 de junho de 2022 e vão ocorrer de segunda-feira a sábado, das 08h às 18h.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Esesp
Leonardo Santos e Silva
(27) 3636-6720 
leonardo.silva@esesp.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard