O cenário atual exige, cada vez mais, líderes preparados e capazes de mobilizar equipes na busca de resultados. Enquanto o governador Paulo Hartung se destaca e é reconhecido nacional e internacionalmente por seu modelo de gestão, a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) oferta formações que contribuem para a emergência e o fortalecimento de novas lideranças.
Somente neste mês, a instituição oferece dois cursos com este foco. Um deles é Autoliderança, que ocorre nesta semana no 12º Batalhão da Polícia Militar, em Linhares. Sob o comando da docente Denise Lemos, a qualificação discute maneiras de controlar as diversas esferas da vida e consolidar as bases para o sucesso.
“Um bom líder é aquele que consegue se autoliderar. Isso significa saber aonde chegar, estabelecer metas, ter persistência. Essa pessoa precisa se autoconhecer, trabalhar a sua inteligência emocional e saber que até os medos podem ser usados para ações positivas. Quando saem daqui, os cursistas levam com eles um plano que vai nortear os passos futuros”, destacou Denise.
Além disso, a Esesp vai sediar o curso de Liderança e Gestão Estratégica, que integra o programa Competências Gerenciais do Século XXI. Com foco nos servidores que assumem cargos de gestão, o curso tem o intuito de integrar pessoas, equipes e processos para o cumprimento dos princípios e políticas do Governo e para o alcance dos resultados organizacionais em prol da sociedade.
A ação ocorre na próxima semana, de 13 a 17 de junho, e será ministrada pela docente Maurizete Pimentel. Segundo a profissional, as organizações públicas contemporâneas atuam com um modelo de gestão diferente, que não apenas foca a produção de bens e serviços, mas dá maior importância aos resultados alcançados.
“Essa mudança passa a exigir mais do comportamento dos líderes. Eles, hoje, são considerados elementos fundamentais de um ambiente dinâmico, inovador, que não trabalhe somente a capacidade da organização de competir, mas a possibilidade de cooperação, interna e externamente”, pontuou Maurizete.
Reconhecimento
O governador Paulo Hartung teve sua atuação destacada pelo Ministério Público Federal (MPF) como referência nacional na transparência das contas públicas. Ele também foi o único governador convidado para ministrar palestra durante a conferência “Controle Interno no Brasil-Desafios e Oportunidades de Melhoria", durante o mês de maio. Na ocasião, o diretor do Banco Mundial para o Brasil, Martin Raiser, reconheceu o modelo adotado no Estado.
Informações à Imprensa:
Renan Correia Chagas
renan.chagas@esesp.es.gov.br
Tel.: 3636-6720 / 3636-6719
Assessoria de Comunicação Seger
Vitor Possatti Rodrigues
Tel.: 3636-5206 / 99949-6018
Texto: Renan Chagas