31/10/2023 08h00 - Atualizado em 31/10/2023 11h21

Gamificação: Esesp abre vagas para curso que utiliza técnica de jogos para engajamento no trabalho

Nesta terça-feira (31), a Escola de Serviço Público do Espírito Santo deu início às inscrições do curso "Gamificação: Técnicas de jogos para engajamento no trabalho". As aulas, que serão ministradas pela docente que é desenvolvedora de jogos, Heglaé Malheiros Maia, vão acontecer online e ao vivo (via zoom), nos dias 20 e 21 de novembro, de 14h às 17h30. Ao todo, são ofertadas 50 vagas e as inscrições vão até o dia 14 de novembro.

A proposta do curso, que faz parte do eixo de inovação, é fazer com que os servidores resolvam questões relacionadas às suas respectivas áreas de maneira mais lúdica, já que envolve a aplicação de elementos associados a jogos no contexto das atividades cotidianas, como a adoção de conceitos como ranking, missão, pontos, formação de times, feedback e recompensas. Com essa integração da gamificação com outros conhecimentos do ambiente corporativo, é possível tornar os processos mais envolventes, ágeis e rápidos.

Além disso, o conteúdo programático aborda conceitos teóricos, técnicas e utilidades da gamificação, aplicações práticas, cases de sucesso no mundo, levantamento de requisitos e avaliação das possibilidades. Podem se inscrever servidores estaduais e municipais.

A aplicação da Gamificação no dia a dia

A lógica dos jogos pode ser aplicada nos mais diferentes ambientes.

No contexto pessoal, é destinado para os que buscam o aumento da produtividade, engajamento nas atividades do dia a dia, motivação para cumprir metas e possibilidade de mensuração do desempenho.

Pensando no impacto relacionado à sociedade, pode ser aplicado em setores como:

• Gamificação na saúde: a lógica dos jogos na saúde pode propor que pacientes tenham mais facilidade em seguir um tratamento, além de sugerir hábitos mais saudáveis.
  • Gamificação no marketing: ações gamificadas de marketing, principalmente na internet, podem fortalecer o vínculo entre órgãos públicos e a sociedade.
  • Gamificação na educação: a estratégia ajuda a deixar as aulas mais dinâmicas.

Sobre a Inscrição

As inscrições estão disponíveis no site da Esesp (esesp.es.gov.br). Lembrando que servidores estaduais devem procurar o RH do órgão de origem informando o interesse. Já os servidores municipais e/ou sociedade civil organizada devem preencher a ficha de inscrição disponível no site da Esesp com seus dados e curso de interesse, solicitar ao superior direto assinatura e carimbo para a aprovação da inscrição e enviar à Esesp por e-mail (inscricao@esesp.es.gov.br).

Informação à Imprensa:
Naiara Bolzan