Você sabia que é possível utilizar elementos característicos dos jogos para melhorar processos internos e externos das organizações públicas? Essa é uma oportunidade possibilitada pelo uso da técnica chamada “Gamificação”, que é tema de um curso oferecido pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).
A proposta da Gamificação é adaptar recursos encontrados nos jogos para a realidade e para a rotina das instituições públicas e privadas, de produtos e serviços, criando um ambiente mais lúdico, didático e propício à participação. Como resultado, é possível promover um maior engajamento nas equipes para se chegar aos resultados esperados.
Inicialmente, a técnica pode parecer complicada, mas é possível encontrar elementos similares no dia a dia. É o que explicou o docente credenciado da Esesp e especialista em desenvolvimento de jogos, Rafael Lontra. “Os semáforos de trânsito, as legendas em TVs, os planos de milhas, sorteios, aquele cartão de fidelidade do seu restaurante. A gamificação existe desde antes de o termo gamificação existir”, disse.
Segundo Rafael Lontra, o intuito dessa técnica é promover um processo mais criativo e divertido para se chegar às metas desejadas. “Ela acontece quando criamos, por exemplo, um sistema que parece uma coisa divertida ou que usa elementos de jogos, mas que o intuito desse projeto não é o jogo em si, é algo além”, completou.
Ele destacou que nas empresas essa técnica se aplica, geralmente, a três eixos: Processos internos, externos e melhora pessoal. No primeiro deles, referente aos processos internos, o docente cita como exemplo o uso de planos de carreira gamificados que incentivam o aprimoramento interno das organizações.
Para os processos externos, ele mencionou os canais de atendimento aos clientes que utilizam os elementos dos games aplicados a serviços como planos de fidelidade e similares. No caso do desenvolvimento pessoal, existem diversos aplicativos que usam os recursos dos jogos para ensinar habilidades específicas.
O docente esclarece que o processo de adoção nas instituições públicas acontece de forma semelhante ao adotado nas empresas privadas, apenas adaptando para a realidade do serviço público. “Veremos então o aprimoramento das atividades internas nas Secretarias e Órgãos, experiências diferentes para o cidadão e melhorias para os servidores”.
Lontra lembra que para além desses benefícios, também é possível aumentar a produtividade das organizações e a sensação de pertencimento dos membros das equipes, além de melhorar a comunicação interna, o atendimento ao público, entre outros.
Inovação
O curso “Gamificação” é uma das soluções educacionais que integram a trilha de Inovação da Esesp, que tem o objetivo de disponibilizar aos servidores conhecimentos, metodologias e ferramentas que auxiliem as organizações públicas no fortalecimento e na disseminação da cultura da Inovação.
Além desta, outras capacitações também são disponibilizadas aos servidores de forma variada, de acordo com as agendas mensais de curso. Os interessados também podem conhecer mais sobre as formações da Esesp por meio dos ementários, no endereço www.esesp.es.gov.br/ementário.
Texto: Renan Chagas
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