22/08/2017 16h48

Gestores de GAs iniciam terceiro módulo de curso

Foi iniciado nesta terça-feira (22) o terceiro módulo do curso “Formação Inicial para Gestores de Grupo Administrativo”, ação promovida pela Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

Neste bloco de conteúdo, os participantes conhecem mais profundamente conceitos e práticas em relação à ‘Gestão de Contratos, Fiscalização e Convênios’. Os encontros ocorrem na sede da Escola de Governo, em Vitória, e são conduzidos pelo docente Cesar Ravani.

Segundo a analista do Executivo da Seger e membro da equipe da Gerência de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas (Gecads), Isabela Pylro, o tema entrou na rota de aprendizagem da devido à importância no serviço público.

“No planejamento do curso, nós reconhecemos que esse assunto é fundamental para conquistarmos, entre outras coisas, uma boa relação custo-benefício daquilo que estamos contratando ou recebendo como prestação de serviço no Estado”, disse Isabela.

Ainda de acordo com ela, um dos diferenciais desse módulo é a visão trazida pelo docente com experiência no Poder Judiciário, que ajuda a compor uma gama de conhecimento diversificado. “Ele traz impasses, dúvidas e questionamentos que são comuns em outro Poder, uma vez que todos nós estamos sujeitos às mesmas regras”, concluiu.

Grupos Administrativos

A ‘Formação Inicial para Gestores de Grupo Administrativo’ foi desenvolvida com o objetivo de promover o aprimoramento das competências necessárias a esses profissionais, disponibilizando novos conhecimentos e informações atualizadas sobre o tema.

Os encontros foram iniciados no final de junho, levando para a sala de aula os assuntos ‘Gestão de Pessoas’ e ‘Direito Administrativo’. No segundo módulo, os participantes conheceram melhor sobre ‘Licitação Pública’.

O cronograma prevê, ainda, que sejam trabalhados os temas ‘Lei de Responsabilidade Fiscal’, ‘Gestão Documental e Protocolo e Gestão de Patrimônio Imobiliário’, assim como ‘Gestão de Almoxarifado e Gestão de Patrimônio Mobiliário’, encerrando essa primeira turma.

Para Isabela, os ganhos dessa experiência têm sido positivos. “Estamos com a sala cheia e com todo o entusiasmo para melhorar as condições de trabalho dos servidores que estão nos GAs. É um grupo que vem se desenvolvendo e amadurecendo a cada encontro com a ajuda de conceitos e informações que dialogam entre si”, concluiu.

 

Novo Curso

E tem uma novidade. Isabela contou também que a Gerência de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas (Gecad) está preparando um novo curso de formação inicial focado nos Grupos de Planejamento e Orçamento (GPOs) e Grupos Financeiros Setoriais (GFS).

A ação será realizada em parceria com as Secretarias de Estado de Planejamento (SEP) e da Fazenda (Sefaz). A previsão é de que a primeira turma inicie as atividades no fim de setembro.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Esesp
Renan Correia Chagas
renan.chagas@esesp.es.gov.br
Tel.: 3636-6720 / 3636-6719

Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues
Tel.: 3636-5206 / 99949-6018

Texto: Renan Chagas

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard