12/05/2022 18h28 - Atualizado em 03/11/2022 09h46

IJSN, Sesp e Esesp abrem curso em Colatina

Dando prosseguimento às ações do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), abriu, nessa quarta-feira (11), a 4ª turma do Curso de Capacitação em Ordem Pública e Segurança Cidadã.

A cerimônia aconteceu na unidade do
Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), em Colatina, e contou com a participação do presidente da Federação Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança (Feconseg/ES), Márcio Roney; do comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo, tenente coronel Sandro Roberto Campos; da diretora-presidente da Esesp, Nelci Gazzoni, e da secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

Representou a prefeitura de Colatina, o secretário municipal de Segurança, coronel Ferrari, e a Sesp, o servidor Igor Jasper, da Gerência de Integração Comunitária e Institucional. O evento também teve a presença de representantes das policias Militar do Espírito Santo (PMES) e Civil do Espírito Santo (PCES), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMES), das guardas municipais e dos conselhos municipais de segurança.

A coordenadora do Observatório da Segurança Cidadã do Espírito Santo, do Instituto Jones dos Santos Neves, Bárbara Caballero, e responsável pela montagem do curso, disse que a Capacitação em Ordem Pública e Segurança Cidadã é uma das mais importantes na organização. "É o nosso carro
-chefe, pois incentiva a participação social, uma das competências do Observatório, em sintonia com o Estado Presente", completou.

Colocando-se à disposição das prefeituras e de
entidades do terceiro setor, a diretora-presidente da Escola de Serviço Público do Espírito Santo, Nelci Gazzoni, ressaltou que a Esesp tem contribuído com o setor público, no que diz respeito às capacitações. “Acessando o site, é possível conhecer os nossos cursos. São vários formatos e sempre vamos buscar a solução, caso a prefeitura traga uma demanda nova. Em 2021, mesmo em plena pandemia, foi estipulada uma meta de 24 mil atendimentos e alcançamos a expressiva marca de mais de 52 mil alunos concludentes”, destacou.

Violência em queda

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, lembrou que os índices de violência estão diminuindo e ações como esta dão o tom do Governo, por meio do Programa Estado Presente. “Com a abertura, por exemplo, do CRJ em Colatina, já prevista para acontecer, diversas áreas com foco nas juventudes serão trabalhadas, numa aproximação com a polícia e a comunidade
”, frisou.

Ainda segundo a secretária Nara Borgo, a cidade de Colatina é uma das mais bem avaliadas em pesquisa sobre sentimentos em relação à segurança: 64% lembra da polícia como primeira opção e 27% como segunda alternativa para se sentirem protegidos.

“Sou um entusiasta do policiamento comunitário. Estamos estruturando a cidade para receber, por meio de novos canais, todas as demandas da sociedade rumo a uma segurança cidadã. Levar capacitação à sociedade civil organizada é um trabalho contínuo no sentido de construção da cidadania do povo capixaba”, observou o coronel Ferrari.

A abertura da 5ª turma do Curso de Capacitação em Ordem Pública e Segurança Cidadã está prevista para junho e a capacitação será realizada na região serrana, na cidade de Domingos Martins.

Assessoria de Comunicação da Esesp
Leonardo Santos e Silva