31/10/2023 13h31 - Atualizado em 13/11/2023 14h18

Inscrições abertas para 8º módulo da Academia de Gestão Municipal 2.0

Estão abertas as inscrições para o módulo 8 da Academia de Gestão Municipal 2.0, com o tema "Gestão de Riscos e Desastres - Captação de Recursos". O curso é voltado para servidores públicos municipais, executivo e legislativo. As aulas acontecerão de forma online, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, das 9h às 12h, ao vivo, via Zoom.

A Academia de Gestão Municipal 2.0 é uma iniciativa promovida pelo Governo do Estado e realizada pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) e o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

O projeto também conta com a parceria da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (BANDES), da Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Espírito Santo (ASCAMVES), do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCES), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes). Juntas, essas instituições buscam promover a qualificação e o aperfeiçoamento dos gestores públicos municipais do Estado do Espírito Santo.

Sobre o módulo

O oitavo módulo tem como principais objetivos fornecer uma introdução aos princípios da gestão de riscos e desastres, abordando os conceitos fundamentais dessa abordagem, e ao Marco de Sendai, um guia de alcance global para a redução do risco de desastres; e analisar os principais instrumentos de gestão de riscos e desastres no âmbito municipal, incluindo o PMRR e o PLANCOM.

Além disso, o curso visa a examinar a legislação aplicada a esse contexto e os requisitos necessários para a transferência de recursos; explorar noções de captação de recursos para ações de prevenção, mitigação, resposta e reconstrução, reconhecendo a importância crucial do financiamento; e destacar a relevância dos recursos materiais no suporte às vítimas de desastres.

O módulo 8 tem carga horária de 9 horas de duração e será ministrado pela docente Lorena Sarmento Rezende.

As inscrições

As inscrições vão até o dia 14 de novembro e podem ser realizadas pelo site da Esesp, no link https://esesp.es.gov.br/agm-2-0.

Os próximos módulos serão liberados de forma gradual e as inscrições serão feitas individualmente. É possível acompanhar o lançamento dos próximos módulos e os períodos de inscrição no site da Esesp.

Informação à Imprensa:
Gustavo Guilherme da Conceição / Naiara Bolzan