20/11/2019 08h45 - Atualizado em 21/11/2019 11h47

Maratona de programação movimenta o Epicentro

O Hub de Inovação, Epicentro, localizado no Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), no Centro de Vitória, é um espaço pensado para facilitar a criação e compartilhamento da inovação no Estado. E, para movimentar o ambiente de inovação capixaba, o espaço será palco, hoje (20), do Hackthon Economia Criativa, evento organizado em conjunto pela Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult), Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES).

Este é o segundo Hackthon Economia Criativa que o Bandes recebe dentro da programação. O primeiro aconteceu na última quinta-feira (14), também no Epicentro.

O ciclo de hackthons compõe a programação da Festa da Criatividade, evento de lançamento do programa ES+Criativo. A Festa promove diversas ações destinadas ao fomento da economia criativa capixaba no Centro Histórico de Vitória. Estão envolvidos profissionais de diversas áreas (audiovisual, música, games, design, gastronomia, empreendedorismo). O evento vai contar com seminário, feira empreendedora, circuito de artes, ciclo de Hackathons e o lançamento do programa ES+Criativo.

O ES+Criativo visa a explorar os potenciais cultural e criativo do Espírito Santo, tomando-os como eixos centrais do desenvolvimento socioeconômico sustentável no Estado. O programa tem o objetivo de desenvolver a economia criativa no território capixaba integrada à promoção da diversidade cultural, da inclusão social, da sustentabilidade e da inovação, por meio de políticas, diretrizes e outras ações.

Apoio do Bandes

O Hub de Inovação, localizado no banco, opera como espaço de fomento à inovação em diversos setores produtivos no Estado. No local acontecem os Fóruns de Inovação promovidos pelo Bandes. Os fóruns atuam como elo entre empresas de solução tecnológica que pretendem investir no mercado capixaba e startups do Estado que têm afinidade com a pauta.

Além das iniciativas promovidas pelo banco, o Epicentro sedia diversos eventos promovidos por instituições parceiras, com o objetivo de criar novas aberturas no mercado capixaba. São diversas apresentações, palestras e seminários, treinamentos e workshops comprometidos com o desenvolvimento da economia criativa no Espírito Santo.

A instauração do Hub de Inovação, Epicentro, é iniciativa é realizada em conjunto entre o Bandes e as Secretarias de Gestão e Recursos Humanos (Seger); de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional (Secti); da Cultura (Secult); e de Desenvolvimento (Sedes), além da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest). O trabalho faz parte do termo de cooperação para a implantação e gestão do Laboratório de Inovação do Governo do Espírito Santo (Lab.ES).

Maratona de programação

Os hackathons são eventos baseados em maratonas de programação que reúnem pessoas para desenvolver soluções, protótipos, hardwares, softwares, aplicativos e quaisquer outras soluções inovadoras para um ou vários desafios.

No Epicentro, o hackathon de tema “Design Emocional na Concepção de Espaços Culturais”, reúne profissionais, estudantes, pesquisadores, empreendedores, programadores, desenvolvedores, entre outros, com o objetivo de criar soluções específicas para demandas e demais desafios ligados ao setor cultural, com foco especial na Economia Criativa. Serão realizados jogos e desafios com o objetivo de estimular o desenvolvimento de projetos e o empreendedorismo tecnológico.

FOTO: Divulgação