Governo do Estado do Espírito Santo
11/11/2025 14h40 - Atualizado em 11/11/2025 14h46

Meio ambiente: Esesp destaca compromisso com sustentabilidade e gestão pública

Masterclass do professor Marcelo Rocha sobre Limites Planetários e Pensamento Sistêmico, que fez parte da programação do curso "Extensão em ESG para a Gestão Pública", promovido pela Secont e Esesp.

Com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que começou nessa segunda-feira (10) e segue até 21 de novembro em Belém (PA), o mundo volta seus olhos para o debate sobre os desafios climáticos e o papel das instituições na construção de um futuro sustentável. No Estado, a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) tem contribuído ativamente para fortalecer essa pauta dentro do setor público, promovendo capacitações e parcerias voltadas à incorporação de práticas ambientais e de governança na administração pública.

A diretora-geral da Esesp, Carolina Freire Pitol, participa da COP30, que acontece no Pará, posicionando o órgão como espaço de aprendizado e inovação a serviço da sustentabilidade e da boa governança pública.

“Vivemos um momento decisivo para o planeta, e o serviço público tem papel fundamental na construção de soluções sustentáveis. Ao investir na qualificação de servidores e lideranças, a Esesp contribui para transformar conhecimento em ação e fortalecer a gestão pública para torná-la mais consciente e preparada para os desafios climáticos”, avalia a diretora.

Entre as iniciativas de destaque está a criação do curso “Extensão em ESG para a Gestão Pública”, uma ação pioneira no Estado voltada à formação de lideranças públicas nos princípios do ESG, que é a sigla em inglês para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança).

Desenvolvida em parceria com a Secretaria de Controle e Transparência (Secont), a formação teve início em agosto e segue até dezembro, reunindo especialistas nacionais e internacionais em uma programação que alia teoria e prática. As aulas expositivas, masterclasses e estudos de caso abordam temas como políticas ambientais, inclusão social, financiamento sustentável, transparência e planejamento estratégico.

Enap Aqui: mudanças climáticas

A Esesp também se prepara para receber, nos dias 24 e 25 de novembro, a oficina presencial sobre mudanças climáticas do programa Enap Aqui, fruto da parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A capacitação é voltada a servidores públicos que atuam nos municípios capixabas e busca ampliar a compreensão sobre os impactos da mudança do clima na gestão local. Para participar, os interessados devem concluir previamente o curso on-line Impactos da Mudança do Clima para a Gestão Municipal, disponível na plataforma Escola Virtual de Governo (EV.G).

Programa de mudanças climáticas

Além das ações formativas, a Escola participa do Grupo de Trabalho responsável pela Análise Executiva da Estratégia de Mitigação do Programa Capixaba de Mudanças Climáticas, inserido no Sistema de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas do Espírito Santo (SiMAPP), coordenado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). O grupo reúne diversos órgãos estaduais e busca aprimorar políticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Mapeamento da mata atlântica

A Esesp recebe, na sua sede, em Vitória, atividades do Programa Estadual de Sustentabilidade Ambiental e Apoio aos Municípios (Proesam), desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama). Entre as capacitações ofertadas, está a de Mapeamento Ambiental e Caracterização dos Remanescentes de Vegetação Nativa da Mata Atlântica. A turma mais recente recebeu a formação na última quarta-feira (05) e na quinta-feira (06).

Educação ambiental

Mais uma edição do curso para Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental e Meio Ambiente foi realizado, na primeira semana deste mês de novembro, na sede da Esesp. As atividades são promovidas pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), por meio da Gerência de Educação Ambiental (GEA).

O curso é uma formação continuada que atende às diretrizes do Programa Estadual de Educação Ambiental, sendo ofertado anualmente desde 2021 para disseminar o conhecimento da educação ambiental.

Agenda ambiental

A Esesp também aderiu à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), um programa do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) que incentiva práticas sustentáveis em órgãos públicos. A adesão ao programa é voluntária e ajuda as instituições a preservar o meio ambiente enquanto usam os recursos públicos de forma mais eficiente.

A A3P atua dentro dos temas: uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gestão de resíduos gerados; qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização e capacitação dos servidores; compras públicas sustentáveis; e construções sustentáveis. O programa combina sustentabilidade com melhorias na gestão pública, promovendo benefícios para o meio ambiente e para a sociedade.

Com informações do Governo Federal, por meio do MMA e da Enap, e do Governo do Espírito Santo, por meio da Secont, da Seama, do Iema e do IJSN.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Esesp
Mike Figueiredo
comunicacao@esesp.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard