04/10/2019 19h56 - Atualizado em 11/10/2019 18h51

Microrregião Central Serrana recebe projeto Capacitar para Legislar

A microrregião Central Serrana recebeu, nesta sexta-feira (04), o projeto Capacitar para Legislar. A aula inaugural foi realizada na Câmara Municipal de Santa Teresa para vereadores e servidores do Legislativo Municipal.

Conduzidas por docentes da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), as primeiras capacitações ofertadas serão iniciadas ainda em outubro. Os cursos abertos inicialmente são: "Ética e Serviço Público" e "Elaboração de Termo de Referência", ambos na modalidade de Educação a Distância (EAD).

De acordo com a diretora-presidente da Esesp, Nelci Gazzoni, atualmente a instituição dispõe de 15 cursos nessa modalidade já prontos para serem disponibilizados, além de cerca de 100 opções presenciais. “Todas as soluções educacionais da instituição estarão à disposição dos vereadores e servidores das Câmaras Municipais”, afirmou Nelci Gazzoni.

Para o presidente da Câmara Municipal de Santa Teresa, Bruno Araújo, o projeto Capacitar para Legislar será um divisor de águas, uma vez que vai possibilitar ao vereador ficar mais atualizado para representar melhor o seu município e os munícipes.

Presente na aula inaugural, o vereador de Itaguaçu Átila Lamberti Gumes elogiou a inciativa. “O governador Renato Casagrande retomou o diálogo e vem dando atenção aos vereadores. Precisamos ser ouvidos, pois somos nós que estamos próximos aos cidadãos. A capacitação oferecida vai ajudar em muito o nosso trabalho em benefício da população”, destacou.

Representando a Secretaria da Casa Civil, o subsecretário para Relações Institucionais, Marcos Marinho Delmaestro, destacou a importância de se realizar o projeto nas microrregiões capixabas, levando aos vereadores dados e estatísticas locais, para que somem esforços ao desenvolvimento capixaba.

Segundo o diretor-presidente da Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Espírito Santo (Ascamves), Wilton Minarini de Souza, a iniciativa é um sonho antigo da entidade que está sendo concretizado com a parceria do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa.

A Esesp é a responsável por montar a trilha de aprendizagem específica para cada uma das dez microrregiões capixabas de acordo com as solicitações recebidas das Câmaras Municipais. Serão ofertados cursos que vão contribuir diretamente para o aprimoramento das atividades que os vereadores desenvolvem no dia a dia de trabalho, revertendo esses conhecimentos em benefícios para a sociedade.

Na próxima terça-feira (08), o projeto será lançado na Grande Vitória. O evento vai ser realizado na Assembleia Legislativa, localizada na Enseada do Suá, em Vitória.

Assessoria de Comunicação da Casa Civil
Karina Andrade Soares