Criado com o objetivo de auxiliar os estudantes da Rede Estadual de Educação na busca da tão sonhada vaga no ensino superior, o curso preparatório Pré-Enem Digit@l chega à reta final. Nesta quarta-feira (1º), será realizado o último aulão previsto pelo projeto, que vai beneficiar alunos do município de Marataízes.
Desde a metade deste ano, jovens de diversos municípios têm participado das atividades. Agora, próximo ao encerramento dos encontros, eles avaliam como positivo os resultados alcançados. Entre os pontos destacados como os mais significativos para o sucesso do projeto, estão a seleção dos docentes e o dinamismo das aulas.
É isso que apontou, por exemplo, a jovem Débora Vieira, de 17 anos. Moradora do município de Guarapari, ela pretende concorrer a uma vaga na graduação em odontologia. “Os professores trazem uma proposta diferente, com aulas mais dinâmicas e objetivas. Já consigo sentir a melhoria”, contou.
Apaixonada pelos animais, a também aluna da rede estadual Ágatha Frigério sonha em cursar veterinária. Para ela, a iniciativa foi a chance de chegar mais perto dessa realização. “Com isso eu posso conseguir uma boa nota no Enem e me formar na profissão que eu tanto quero. Valorizo muito essa oportunidade”, concluiu.
A ação já vinha sendo realizada desde 2006 pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu). Em 2016, em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), a iniciativa ganhou um novo formato com o ensino híbrido, unindo aulas presenciais e atividades realizadas em uma plataforma on-line.
Com base nessa primeira experiência, o projeto ganhou uma nova edição em 2017. Neste ano, jovens de 34 municípios capixabas puderam participar dos encontros promovidos nos mais de 40 polos espalhados pelo estado. A cada aula, os professores levavam os principais conteúdos cobrados na prova para serem trabalhados em sala.
No último fim de semana, aulões também foram realizados nos municípios de Venda Nova do Imigrante, Itaguaçu e Marechal Floriano.
Pré-Enem Digit@l
O Pré-Enem Digit@l tem levado aulas preparatórias a estudantes da Rede Estadual de Educação aos municípios de Afonso Cláudio, Alegre, Anchieta, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Domingos Martins, Ecoporanga, Fundão, Guarapari, Itaguaçu, Iúna, Jaguaré, Linhares, Marataízes, Marechal Floriano, Muqui, Nova Venécia, Pinheiros, Santa Teresa, São Domingos Do Norte, São Gabriel Da Palha, São Mateus, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova Do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.
O projeto traz uma metodologia inovadora, por meio do ensino híbrido (presencial e on-line), em que é oferecido suporte aos concluintes do Ensino Médio, ampliando suas condições de estudo, propiciando ao estudante que, habitualmente, já utiliza conteúdos digitais e ambiente virtual estruturado, a oportunidade de obtenção de um melhor resultado na prova do Enem.
As vagas foram abertas para estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio regular, dos cursos com duração de três anos, e na 4ª série dos cursos com duração de quatro anos do ensino médio integrado à Educação Profissional (EMI), na 2ª e na 3ª etapas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no CEEJA/NEEJA e que concluíram as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática referentes ao Ensino Médio ou equivalente à segunda série do ensino médio.
As aulas presenciais foram divididas em duas etapas: inicialmente com aulas de Matemática e Redação e, a partir do segundo semestre, também serão contempladas as outras áreas do conhecimento