A Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) celebra, neste final de ano, o encerramento da primeira turma do curso de especialização em Gestão Pública e Inovação. As apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) tiveram início no fim de novembro e a formatura dos 38 alunos será realizada no dia 18 de dezembro, quinta-feira, às 15 horas, no auditório da Esesp.
A cerimônia marcará um momento histórico para a instituição, que lançou a primeira turma da pós-graduação lato sensu em meados de 2024 voltada ao fortalecimento das competências estratégicas dos servidores públicos estaduais e municipais.
“Esta formação representa um passo importante no fortalecimento da capacidade técnica do Estado. Temos muito orgulho de inaugurar uma trajetória de especialização que conecta teoria, prática e inovação a serviço do interesse público”, destacou a diretora-geral da Esesp, Carolina Pitol.
A especialização conta com 430 horas de formação, sendo 396 horas dedicadas a atividades teórico-práticas e 34 horas para estudos individuais e elaboração da monografia. O curso prepara os participantes para enfrentar desafios complexos e propor soluções inovadoras para o setor público.
A formação inclui conteúdos como gestão de pessoas, finanças públicas, políticas públicas, inovação, metodologias de pesquisa e oficinas práticas. “Ao longo do curso, os alunos desenvolveram estudos aplicados às realidades das instituições onde atuam, reforçando o papel da Esesp como ambiente de produção de conhecimento, troca de experiências e qualificação contínua do serviço público”, complementou o coordenador de pós-graduação da Esesp, Gelson Junquilho.
Soluções inovadoras para a administração pública
As apresentações dos TCCs da primeira turma começaram no dia 24 de novembro, segunda-feira. Ao todo, 38 pós-graduandos apresentam seus trabalhos até meados de dezembro de 2025 e demonstram a diversidade de desafios e oportunidades identificados no contexto da gestão pública capixaba.
Um dos primeiros TCCs apresentados foi o da aluna Fabíola Ângela Ferrari, servidora da Polícia Científica do Estado. Com o título “Proposta de Ampliação da Rede de Totens de Segurança no município de Vitória/ES”, seu estudo analisa a necessidade de expandir os equipamentos de segurança já instalados na Grande Vitória.
Segundo Fabíola, a proposta busca fortalecer políticas públicas de prevenção à violência. “O Espírito Santo já figurou entre os estados mais violentos do país e, por isso, o Governo do Estado passou a investir em tecnologia, integração das polícias e outros recursos para o enfrentamento à criminalidade. Os totens são parte desse conjunto. Hoje, há 40 instalados na Grande Vitória, sendo 13 em Vitória. Meu trabalho propõe ampliar essa rede considerando indicadores de criminalidade, circulação de pessoas e relevância dos espaços para o comércio e o turismo”, esclarece.
Outra apresentação foi da aluna Roldyane Corteletti, servidora do Hospital Estadual Central (HEC), com o trabalho “Proposta de Implantação de Software de Código Aberto para Abertura de Chamados no Setor de Recursos Humanos”. Roldyane explica que a iniciativa pretende modernizar o atendimento interno da unidade.
“Enfrentamos um problema crítico com horários de atendimento aos colaboradores. A implementação de um software de código aberto diminuiria a necessidade de atendimento presencial, reduzindo filas, gargalos e aumentando a satisfação dos colaboradores”, avalia.
Os trabalhos apresentados reforçam o propósito da pós-graduação de conectar teoria e prática, incentivando a elaboração de estudos que contribuam diretamente para a melhoria da gestão pública.
Novo edital em 2026
A Esesp anunciou que abrirá, em 2026, as inscrições para a terceira turma da pós-graduação em Gestão Pública e Inovação. A formação, realizada presencialmente na sede da Escola, em Vitória, tem duração de 18 meses e oferece 40 vagas, sendo 35 destinadas a servidores estaduais e cinco a servidores municipais do Espírito Santo.
Totalmente gratuita, a especialização integra o programa de formação continuada da Esesp e tem foco em inovação, planejamento e desenvolvimento institucional. O objetivo é fortalecer as capacidades estratégicas do serviço público e promover uma gestão cada vez mais qualificada e alinhada às necessidades da sociedade capixaba.
Servidores interessados podem obter informações adicionais pelo e-mail coordenacao.posgpi@esesp.es.gov.br.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Esesp
Mike Figueiredo
comunicacao@esesp.es.gov.br