Governo do Estado do Espírito Santo
19/07/2017 15h10 - Atualizado em 19/07/2017 15h13

Red_ES dará início à nova formação conjunta

A Rede de Escolas do Espírito Santo (Red_ES) está dando importantes passos para capacitar os servidores públicos capixabas. Criada com o objetivo de estabelecer e estreitar a relação entre instituições públicas do Estado, a iniciativa vem promovendo ações coletivas que visam à ampliação das oportunidades de qualificação com maior aproveitamento dos recursos investidos.

Uma das atividades, que faz parte dos resultados dessa parceria, é o Programa de Melhoria no Atendimento e Fortalecimento da Segurança Legislativa, que foi lançado na tarde desta terça-feira (18), na Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo. A ação conta com a parceria Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

O programa tem o objetivo implementar uma nova dinâmica aos serviços prestados pela Diretoria de Segurança Legislativa, por meio da atualização de conteúdos e gestão pública, para aprimorar habilidades e competências desses profissionais. No total, a projeto prevê a realização de seis módulos, com diferentes temas.

A Esesp estará presente no segundo módulo, quando disponibilizará a docente Karina Uchôa para ministrar três turmas do curso ‘Atendimento ao cidadão com Foco na Gestão de Conflitos’. A disponibilização dessas turmas ocorre em atendimento a um pedido da Escola do Legislativo, que está responsável pelo programa de capacitação da Ales junto à Diretoria de Segurança.

Em cada uma das turmas serão disponibilizadas 35 vagas, sendo 25 para servidores responsáveis pela segurança e manutenção da ordem na Assembleia Legislativa, cinco para membros do Ministério Público do Espírito Santo (MPES) e outras cinco para o Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES), que integram a Red_ES.

A primeira turma está marcada para iniciar nesta segunda-feira (24), e vai até sexta (28), das 14h às 18 horas. A segunda será realizada entre os dias 31 de julho e 04 de agosto, no mesmo horário. Já a terceira vai ocorrer nos dias 07, 08, 09, 10 e 14 de agosto, pela manhã, das 8 horas ao meio-dia.

A diretora-presidente da Esesp, Dângela Bertoldi Volkers, falou sobre a importância desse trabalho em conjunto para gerar os resultados esperados. “Destacamos sempre que a prática do fazer coletivo deve ser a regra. Temos que somar forças para poder atender aos anseios da sociedade, com máxima qualidade e responsabilidade. É isso que fazemos aqui”, destacou.

 

O programa

Lançado nesta terça-feira, o Programa de Melhoria no Atendimento e Fortalecimento da Segurança Legislativa é focado na formação de seguranças e recepcionistas que atuam na Ales. O primeiro módulo foi realizado no Auditório Augusto Ruschi e contou com palestra do secretário-geral da Mesa Diretora, Carlos Eduardo Casa Grande.

Neste primeiro módulo, o palestrante falou sobre o funcionamento do Poder Legislativo e explicou que a ideia é familiarizar as pessoas que trabalham na recepção e na segurança da Casa com o funcionamento e o regimento interno. Dentre os tópicos abordados, o professor falou da competência dos órgãos da Assembleia e sobre o funcionamento das sessões e comissões.

O programa terá carga horária total de 60 horas, divididas em um total de seis módulos a serem ministrados até o dia 06 de outubro deste ano. Ao todo, 75 funcionários da Diretoria de Segurança Legislativa participam da capacitação.

Confira os módulos do programa:

Módulo I - Funcionamento do Poder Legislativo
Módulo II - Atendimento ao cidadão com foco na gestão de conflitos (Esesp)
Módulo III - Oficina de Informática com ênfase no Sistema de Ocorrências Eletrônico
Módulo IV - Comunicação e Cultura da Troca de Informação nos Serviços de Segurança e Atendimento da Ales
Módulo V- Noções de Direito
Módulo VI - Atividades de Encerramento

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Esesp
Renan Correia Chagas
renan.chagas@esesp.es.gov.br
Tel.: 3636-6720 / 3636-6719

Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues
Tel.: 3636-5206 / 99949-6018

Texto: Renan Chagas, com informações da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard