19/10/2017 11h18

“Secont na Estrada” vai capacitar servidores de Viana sobre transparência e combate à corrupção

Referência nacional em transparência, com o portal mais bem avaliado do País, e na aplicação da Lei Anticorrupção, o Governo do Estado busca disseminar esse conhecimento entre os municípios do Estado. Com esse objetivo, a Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) lança, na segunda-feira (23), a nova edição do projeto “Secont na Estrada”, em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

O evento ocorrerá no Teatro Municipal de Viana, às 14h, com o Workshop “Legislação Anticorrupção”, que será apresentado pela auditora do Estado, responsável pela coordenação de Processo Administrativo de Responsabilização da Secont, Thaiz Queiroga Barros. O público-alvo são servidores da Prefeitura Municipal de Viana.

A abertura será realizada pelo secretário da Secont, Eugênio Ricas, que vai falar também sobre ética e transparência.

Criado em 2016 para disseminar boas práticas e contribuir para o aprimoramento da gestão nos municípios, nesta edição o projeto “Secont na Estrada” passou por uma reformulação e será desenvolvido em parceria com a Esesp. Serão oferecidos workshops com duração de quatro horas, compartilhando com municípios de todas as regiões do Estado conhecimentos da Secont sobre Transparência Pública, Lei de Acesso à Informação e Legislação Anticorrupção. A partir do próximo ano, será incluído o tema Controle Interno.

“Esta é uma excelente oportunidade de disseminarmos esses conhecimentos, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados à população em todo o Estado. Essa nova parceria também nos permite agregar a expertise da Secont à prática da Esesp na gestão de cursos”, afirmou Eugênio Ricas.

Segundo a coordenadora do projeto, a auditora do Estado Letícia Campos Souza, a proposta para o próximo ano é que também seja oferecida a modalidade a distância, em parceria com a Esesp, com objetivo de ampliar o acesso às capacitações.

Ela explicou que os municípios que desejarem receber o “Secont na Estrada” podem solicitar o agendamento junto aos coordenadores regionais da Esesp. Já estão previstas novas turmas para novembro.

Ações com os municípios

As ações desenvolvidas pela Esesp em parceria com as prefeituras fazem parte do programa ‘Novas Competências na Gestão Municipal’. O objetivo é auxiliar no desenvolvimento de competências e práticas dos servidores municipais, nas mais diversas áreas, por meio da oferta de cursos e outras soluções didáticas.

Para isso, o Espírito Santo é dividido em 10 Territórios do Conhecimento, cada um deles formado por um grupo de cidades que possuem proximidade geográfica, projetos de desenvolvimento integrados e sentimento de pertencimento. Desde o início do ano, centenas de profissionais já foram beneficiados por meio dessas atividades.

De acordo com a diretora-presidente da Esesp, Dângela Bertoldi Volkers, parcerias como essas firmadas junto à Secont e aos municípios têm um papel fundamental na administração pública. Ela destaca, por exemplo, que o trabalho em conjunto melhora os resultados alcançados e aumentam o número de pessoas atendidas.

“O nosso foco enquanto agentes públicos é pensar, desenvolver e promover um serviço cada vez mais adequado às necessidades dos cidadãos. E isso não se faz sozinho, mas em rede e em equipe. Com mais visões e mais vozes, podemos promover debates que ajudam a construir novas realidades”, disse.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secont